União e força do empreendedorismo marcam abertura da Semana da Indústria 2017

Com solenidade em Guarapuava, nesta segunda-feira (22), Fiep abriu a programação que percorrerá todas as regiões do Estado

Celebrar a união e a força dos empreendedores para seguir gerando empregos e renda, apesar de todas as dificuldades. Com esta mensagem, o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, abriu nesta segunda-feira (22), durante solenidade em Guarapuava, mais uma edição da Semana da Indústria. Até o próximo dia 29, celebrações ocorrerão em todas as regiões do Estado, em referência ao Dia Nacional da Indústria, comemorado em 25 de maio. Em cada festividade, a Fiep homenageia empresários ou empresas com destacada atuação pelo desenvolvimento da indústria paranaense. Na região dos Campos Gerais, receberam a medalha do Mérito Industrial as indústrias Braslumber, com sede em Telêmaco Borba, e Calpar, de Castro.

Clique aqui para ver as fotos!

Para o presidente da Fiep, mesmo com a crise econômica que ainda afeta o país, intensificada pela enorme turbulência política, a Semana da Indústria serve para dar destaque à força do empresário paranaense. “Diante do momento crítico que o país atravessa, nada mais justo do que mostrar aqueles que trabalham, aqueles que geram empregos, que contribuem com impostos e que fazem a grandeza não só desta região, mas do nosso Estado e do nosso Brasil”, disse Campagnolo. “Em cada dia desta semana vamos estar em uma região do Estado, celebrando e compartilhando com os empresários que eles é que fazem o desenvolvimento do nosso país”, completou.

Campagnolo ressaltou ainda que a Semana da Indústria é uma forma de reforçar a união do setor industrial, necessária para que se encontrem caminhos para superar as dificuldades. “Temos que celebrar a união. Apesar de toda esta crise que estamos vivendo, os empreendedores não estão jogando a toalha. Eles estão fazendo o possível para transitar neste período que é difícil, na certeza e na convicção de que este tempo ruim vai passar”, declarou.

Homenagens

Na solenidade em Guarapuava, duas empresas da região dos Campos Gerais foram homenageadas com a medalha do Mérito Industrial, condecoração entregue pela Fiep a indústrias ou empreendedores que contribuem para o crescimento do setor. A primeira empresa foi a Braslumber, com sede em Telêmaco Borba, dirigida por Luis Humberto Pinilla Vásquez, Antonio Tadeu Giacomet e Armando José Giacomet. A empresa integra o grupo BrasPine & Braslumber e atua no beneficiamento de madeira de pinus. Hoje um dos maiores exportadores do Paraná, emprega 2 mil pessoas.

Para Armando Giacomet, diretor financeiro, que recebeu a medalha em nome da empresa, a homenagem é motivo de orgulho. “É o enaltecimento de um trabalho que a gente vem desenvolvendo através de nossas empresas, desde o princípio sempre voltado em um processo de desenvolvimento regional, criação de empregos e formação de pessoas”, afirmou. Giacomet destacou ainda que o reconhecimento é fruto do esforço de todos os sócios e colaboradores. “Não há segredo, é 95% transpiração e 5% inspiração. Nós temos trabalho e comprometimento de todos os envolvidos. Somos originalmente três fundadores, com um trabalho incansável, sem limite de tempo ou dedicação. Não se conquista nada sem muito esforço, comprometimento e dedicação, esse é o exemplo que a gente procura transmitir”, completou.

A segunda empresa a receber a medalha do Mérito Industrial foi a Calpar, de Castro, dirigida pelos irmãos Dionisio e José Bertolini. Fundada em 1968, foi uma das pioneiras na disseminação do uso do calcário agrícola na produção brasileira. Com a orientação de agrônomos e incentivos do governo, o insumo passou a ser usado, melhorando a produtividade das lavouras. Em 1970, a Calpar adquiriu uma jazida própria. Crescendo e modernizando-se constantemente, hoje é a maior indústria de calcário agrícola do Brasil. A Calpar integra a holding Grupo Calpar, que emprega cerca de 300 colaboradores, incluindo também as empresas Comércio e Agropecuária Brotas, a Granfinale Sistemas Agrícolas, a Agropecuária Vale do Iapó e as Termas Riviera.

Dionisio Bertolini destacou, ao receber a medalha, que a homenagem da Fiep é motivo de honra, principalmente por ocorrer às vésperas do aniversário de 50 anos da Calpar. “Hoje somos a maior referência no que diz respeito ao calcário agrícola no país”, orgulhou-se. Ele fez questão ainda de agradecer ao irmão e sócio José, além de destacar o papel de toda a família para o sucesso da companhia. “Nossa empresa é familiar. E nossa família é a parte mais importante de nossos negócios”, disse. Por fim, manifestou otimismo com o futuro da empresa por conta do ramo em que atua. “Temos confiança em um futuro promissor para o agronegócio brasileiro”, concluiu.

As comemorações da Semana da Indústria 2017 no interior seguem nesta terça-feira (23), com uma solenidade em Dois Vizinhos, na região Sudoeste. Em seguida, acontecem ainda em Toledo, no Oeste (dia 24); Maringá, no Noroeste (dia 25); e Arapongas, no Norte (dia 26). As atividades serão encerradas no dia 29, em Curitiba.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR