Sucesso do agronegócio impacta em todo o setor produtivo, afirma presidente da Fiep

Edson Campagnolo visitou nesta quinta-feira (9), em Cascavel, o Show Rural Coopavel, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina

Campagnolo, entre o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli (à direita), e o vice-presidente da Fiep, Edson Vasconcelos

Em visita ao Show Rural Coopavel nesta quinta-feira (9), em Cascavel, o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, destacou que o agronegócio tem papel fundamental no desenvolvimento do setor produtivo do Estado e do país. “O agronegócio é um segmento que está movimentando a nossa economia e ajudando o Brasil a sair da crise”, afirmou.

Campagnolo acrescentou que o sucesso da produção agrícola – que neste ano deve ter uma safra 20,3% maior do que em 2016, segundo estimativas do IBGE – ajuda a movimentar os outros segmentos econômicos. “Aquilo que a gente acha que é só uma semente sendo lançada na terra e que vai gerar riqueza só no campo, na verdade envolve todo um sistema produtivo, que engloba também a indústria e o setor de serviços”, disse.

Criado em 1989, o Show Rural Coopavel é hoje uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, apresentando as principais novidades em insumos, maquinário e tecnologias para o segmento. Campagnolo destacou a extrema organização do evento, fruto da liderança exercida pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. Na edição deste ano, Grolli diz esperar um crescimento de 25% no volume de negócios gerados pela feira, alcançando a marca de R$ 1,5 bilhão.

Sistema Fiep divulga suas ações educacionais no Show Rural

“O Show Rural se consolida como a melhor vitrine do agronegócio, que tanto beneficia a indústria da região Oeste e todo o Paraná”, declarou Campagnolo, acrescentando que o Sistema Fiep também promove ação de divulgação de algumas de suas iniciativas durante o evento. “Estamos apresentando nossas soluções em educação e inovação tecnológica, mostrando que somos um grande parceiro do agronegócio”, disse.

Mobilização pelo desenvolvimento

Durante a edição deste ano do Show Rural, ocorreu a solenidade de posse da nova diretoria do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), articulado pela Itaipu Binacional e que tem a Fiep entre seus apoiadores. O empresário Danilo Vendruscolo assumiu a presidência, tendo como vice Elias Zydek, diretor-executivo da Cooperativa Frimesa.

Lançado em 2014, o POD busca promover o desenvolvimento sustentável da região por meio de um processo participativo. Para isso, reúne mais de 60 instituições públicas e privadas como empresas, cooperativas, instituições de apoio e fomento, sindicatos e associações de classe, universidades, centros de pesquisas e tecnologias dos 54 municípios da região. Edson Campagnolo destacou a importância do projeto para o planejamento de ações que contribuam com o desenvolvimento regional.