Startups incubadas no Centro Internacional de Inovação do Sistema Fiep estão na lista das mais atraentes do Brasil

Três delas foram selecionadas por grandes empresas para parcerias de inovação e são destaque no Ranking 100 Open Startups Brasil

Recentemente o movimento “100 Open Startups”, plataforma internacional que conecta startups e grandes empresas, divulgou o ranking das 100 startups brasileiras mais atraentes na visão do mercado e prontas para receber investimentos. Seis empresas do estado do Paraná estão na lista: GoEpik (1º lugar), Beenoculus (2º), Tau Flow (14º), Ubivis (29º), Contraktor (44º) e Una Smart (80º).

A primeira colocada, a GoEpik, que auxilia a indústria na transformação 4.0 utilizando IoT, digitalização de processos com realidade aumentada e treinamento imersivo,  e a Tau Flow, que produz protótipos virtuais utilizando a Fluidodinâmica Computacional (CFD) para viabilizar projetos industriais, estão sendo incubadas no Centro Internacional de Inovação do Sistema Fiep. A Ubivis, que oferece solução de IoT para otimizar operações industriais realizando coleta e troca de dados e análise cognitiva para aprendizado de máquinas, também foi incubada no Centro e já foi graduada.

A incubadora

A Incubadora do Centro Internacional de Inovação Conta com estrutura capaz de desenvolver e aperfeiçoar projetos de startups, principalmente com o apoio dos Institutos de Tecnologia, além de ampliar sua rede de contato e troca de experiências.

Ela dá respaldo para ajudar a estruturar planos de ação e de negócios, desenvolvimento de portfólio de produtos e serviços, além de levantar potenciais investidores e clientes, levando empresas à aceleração rumo ao mercado, aumentando a competitividade. Os editais de seleção são abertos e contínuos, com opções para duas formas de Incubação: residente – na qual a empresa fica nas dependências da Incubadora – e Não Residente.

100 Open Startups Brasil

O ranking é resultado de um processo anual que envolve especialistas do mercado, como aceleradoras, investidores e grandes empresas, e reconhece as startups que mais despertaram interesse em grandes instituições. As etapas incluíram o processo online com mais de 4 mil avaliações, além de outras 4 mil análises geradas em encontros e demo days em diversas cidades do Brasil (Campinas, Curitiba, Rio de Janeiro, São José dos Campos, Recife, Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis e Belo Horizonte).

Em Curitiba, o evento que selecionou as startups participantes foi o Desafio Paraná de Startups 2016, que aconteceu em outubro de 2016. Cinco startups se destacaram e foram representar o estado no 100 Open Startups. As cinco vencedoras fazem parte de um grupo de 20 finalistas, dos mais diversos ramos da indústria que representam investimento de alto impacto para a indústria paranaense: Contraktor, a Max Person, Go Epik, Una Smart, UClost.

As 100 startups que apresentaram melhor desempenho no período de um ano, despertando interesse ou fechando contratos com grandes empresas, estão no Ranking 100 Open Startups Brasil 2017.

Classificadas do Paraná

Posição Startup Cidade Segmento
1 GoEpik Curitiba Indústria do Futuro
2 Beenoculus Curitiba Futuro da Educação
14 Tau Flow Curitiba Indústria do Futuro
29 Ubivis Curitiba Indústria do Futuro
44 Contraktor Curitiba Aplicação Empresarial
80 Uma Smart Curitiba Agronegócio e alimentos

Sobre o Movimento 100 Open Startups

O 100 Open Startups é uma plataforma patrocinada por empresas globais que em conjunto avaliam e classificam startups de todo o mundo. As startups mais atraentes são selecionadas pelas grandes empresas para colaborarem no desenvolvimento de inovações de alto impacto para a sociedade e para o mercado. Atualmente, 2.400 executivos de 350 grandes empresas em 23 países fazem parte da rede. Conheça o Movimento 100 Open Startups: http://www.openstartups.org.br/

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).  As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, além de capacitação executiva.

Serviço:

Para saber mais sobre o Centro Internacional de Inovação acesse: senaipr.org.br/para-empresas/inovacao/