Trabalho foi solicitado pelo Sigep e Abigraf com o objetivo de dar às empresas informações qualificadas para estruturação de planos de cargos e salários

O presidente do Sigep, Jair Leite, na abertura do encontro para a entrega do trabalho do Sesi aos empresários do setor (foto: Gelson Bampi)
O Sesi entregou terça-feira (17), ao Sindicato das Indústrias Gráficas do Paraná (Sigep) e à Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) os resultados da Pesquisa de Salários, Benefícios e Práticas de Remuneração feita junto a um grupo de 12 empresas do setor. Além dos resultados gerais, os empresários receberam os dados específicos de suas empresas para que possam fazer a comparação com a realidade do mercado.
O trabalho foi entregue ao presidente do Sigep, Jair Leite, e ao presidente da Abrigraf e vice-presidente da Fiep, Sidney Paciornik, e aos empresários participantes da pesquisa, em encontro realizado na sede das entidades, em Curitiba.
Realizado dentro das ações do programa Gestão de Pessoas, o trabalho atendeu a solicitação feita pelo Sigep, dentro da sua política de disponibilizar informações qualificadas para as empresas do setor.
“Conhecer a realidade salarial é fundamental para as empresas”, disse Jair Leite. “Se o salário estiver abaixo do mercado há risco de perder o funcionário ou atuar com trabalhadores sem a qualificação necessária. Quando paga acima do mercado, a empresa pode não conseguir competitividade nos preços dos produtos. O que queremos é dar informação para os nossos associados, de forma a que possam fazer um balizamento nos programas de cargos e salários e também avaliar o patamar da competitividade”, explicou o presidente do Sigep.
A primeira pesquisa para o setor gráfico foi feita em 2007. Esta segunda edição tem maior escopo de informações. Foi feita junto a 12 empresas, com salários informados de 1.145 colaboradores, de 22 funções.
Além dos salários, a pesquisa mostrou o quadro real das empresas em questões como rotatividade, falta ao trabalho, presença de estagiários, de menor aprendiz, gratificação, participação nos resultados, vales alimentação e refeição e cesta básica. No que se refere a benefícios foram incluídas informações sobre saúde e odontologia, vale transporte, creches, bolsas de estudos ou outros incentivo à educação.
Diferencial – O programa Sesi Gestão de Pessoas oferece a micro e pequenas empresas ferramentas para gestão de recursos humanos. Segundo Sônia Beraldi, gerente de Gestão de Responsabilidade Social do Sesi-PR, a iniciativa propicia às empresas um importante diferencial. “As informações vêm da realidade das empresas e, uma vez consolidados, se tornam referencial para que sejam estabelecidos planos de ação para aprimorar a gestão de pessoas e aumentar a competitividade”, disse ela. “Com informações qualificadas é possível avançar com segurança nestes objetivos”.





