Senai automotivo muda para o Boqueirão e dobra oferta de vagas

A nova estrutura vai abrigar cursos técnicos, de aprendizagem e de aperfeiçoamento. Inscrições estão abertas

clique para ampliar Unidade Boqueirão abrigará cursos automotivos do Senai (Foto: Rogério Theodorovy)

A partir do próximo ano, o Senai Paraná estará presente também no bairro Boqueirão, em Curitiba, onde ofertará os cursos técnicos e de aprendizagem na área automotiva, que antes aconteciam no Cietep. A unidade Boqueirão, que abrigava somente o Sesi, teve sua estrutura ampliada e vai oferecer 2.100 vagas para os cursos do Senai, quase o dobro do que a entidade oferecia no Cietep.  No mesmo local vai funcionar também o Colégio Sesi Ensino Médio.

Inicialmente, a unidade disponibilizará para os cursos do Senai 12 salas de aula, nove oficinas, laboratórios modernos, equipamentos e tecnologias de última geração. Com o término da construção do segundo bloco, a área da construção será dobrada.

“Com isso, praticamente dobraremos também a capacidade de oferta de vagas para o Curso Técnico em Manutenção Automotiva”, disse Miguel Igino, coordenador de Educação Profissional do Senai Cietep. “Será possível oferecer cursos em horários alternativos, promover mais aulas práticas e formar turmas exclusivas para mulheres”, afirmou ele. Sete boxes específicos, destinados às montadoras parceiras, também serão instalados na unidade.  

O aumento significativo, de quase 45%, na oferta de vagas, não é o único benefício proporcionado pela nova estrutura. “A ampliação do espaço para a realização das aulas, com instalações especialmente projetadas para criar ambientes didáticos que favorecem o processo de aprendizagem, vão influenciar no rendimento dos alunos”, afirma Igino.

De acordo com Miguel Igino, os alunos do Colégio Sesi também serão beneficiados. “A nova estrutura proporciona maior integração entre Sesi e Senai, favorecendo o ingresso dos alunos do ensino médio aos cursos técnicos do Senai”, afirma. 

Outras novidades acompanham a expansão da unidade. “Vamos ofertar à comunidade cursos na área náutica, de manutenção de motocicletas, injeção eletrônica diesel, curso de pós-graduação automotiva e até um projeto semipresencial de mecânica de automóveis, que será realizado em parceria com o Canadá”, informa Igino.

Inscrições - Já estão abertas as inscrições para os cursos que serão ofertados pelo Senai no Boqueirão. São eles: curso técnico em Manutenção Automotiva (destinado a alunos que cursam ou são egressos do ensino médio); curso de Aprendizagem em mecânica Automobilística (para jovens de 14 a 24 anos e que visa o desenvolvimento de competências para atuar no mercado de trabalho); e cursos de aperfeiçoamento em recondicionamento de motores diesel;  funilaria de automóveis com ênfase em microrrestauração; mecânico de manutenção de automóveis; pintor de automóveis; reparação do sistema de injeção eletrônica; técnicas de repintura restauração, polimento e espelhamento automotivo. 

As aulas estão previstas para começar em 18 de janeiro. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (41)3271-7777 ou na Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico, em Curitiba.