Onze estudantes do Paraná são medalhistas em competição de ensino técnico

Eles competiram com alunos do Senai de todo o Brasil por vagas na etapa mundial da WorldSkills Competition

Onze estudantes paranaenses foram medalhistas durante a seletiva nacional da WorldSkills Competition, a maior competição de ensino técnico do mundo, realizada entre os dias 4 de julho e 12 de agosto. Os últimos vencedores foram conhecidos na sexta-feira (12), quando ocorreu a premiação em 13 áreas de ocupação. Ao todo, 37 estudantes do Senai Paraná participaram da seletiva em 33 áreas de ocupação.

Em cada uma das áreas, durante uma semana, os estudantes tiveram que montar protótipos com base em um descritivo técnico determinado pela organização da competição. As provas eram práticas e a avaliação do aluno seguia os critérios determinados pela organização. Os primeiros colocados em cada uma das categorias ganharam o direito de representar o Brasil na competição em nível mundial, que ocorre em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em 2017.

As provas foram realizadas em diversas unidades do Senai de todo o Brasil. No Paraná, as provas foram feitas nas unidades do Senai em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e na unidade da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

No encerramento da competição, a gerente de educação profissional do Senai Paraná, Rosane Aparecida Lara, ressaltou que o trabalho desenvolvido pelos estudantes é a concretização de todo o trabalho dos docentes em sala de aula. Aos estudantes que participaram da seletiva, Rosane disse que eles “estão prontos para dar resposta à indústria, resolver os problemas e melhorar a situação econômica do país”.

O analista industrial do Departamento Nacional do Senai, Julio Cesar Fernandes, parabenizou a organização da seletiva de forma descentralizada, ou seja, realizada em várias unidades do Senai pelo país. “Você consegue, dessa forma, transferir o conhecimento para outras pessoas de outras regiões do Brasil”, disse.

O coordenador da seletiva no Paraná, Marcos Pires, disse que os trabalhos para a próxima seletiva, em nível estadual, que acontece em 2017, começam nas próximas semanas. “Vamos começar a identificar os talentos nas unidades para o próximo torneio”, disse Pires.

Confira a colocação dos alunos paranaenses que subiram ao pódio durante a seletiva nacional da WorldSkills:

Marcenaria de Estruturas – realizada em São José dos Pinhais (PR)

3° Felipe Tavares da Silva, de São José dos Pinhais

Manufatura Integrada – realizada em Curitiba (PR)

3º lugar – Lincoln Hattori/Paulo Matheus Konewaliki/Wesley Mateus Ferrarezi do Nascimento, de Londrina.

Desenho Mecânico CAD – realizada em Aracaju (SE)

2º lugar – Germano D’Espindula, de Curitiba

Sistema de Drywall e Estucagem – realizada em Manaus (AM)

3º lugar – Matheus Elias dos Santos, de Curitiba

Tecnologia em Moda – realizada em Blumenau (SC)

3º lugar – Barbara Sencio Paes Botelho, de Londrina

Fresagem e CNC – realizada em São José dos Campos (SP)

2º lugar – Lucas Vinicius da Silva, de Curitiba

Modelagem de protótipos – realizada em Curitiba (PR)

2º lugar – Matheus Ferreira Tiradentes de Souza, de Curitiba

Robótica Móvel – realizada em Vila Velha (ES)

3º lugar – Diego Esteves Trindade da Silva / Willyan de Sousa Pereira, ambos de Curitiba

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR