Observatórios do Sistema Fiep divulgam resultados parciais da Bússola da Inovação 2016

Das 10 dimensões analisadas, três tiveram melhora em relação ao levantamento anterior

Desde 2012 os Observatórios do Sistema Fiep aplicam uma metodologia exclusiva para mensurar a inovação das indústrias do estado. O objetivo é apurar a realidade e traçar as ações para o futuro. De junho a dezembro de 2016, 504 indústrias de 91 municípios do Paraná responderam à terceira edição da pesquisa. Agora, os Observatórios começam a divulgar os primeiros resultados.

Das 10 dimensões analisadas – Resultados da Inovação; Captação de Recursos; Investimentos; Atividades de Inovação; Interação Externa; Métodos de Proteção; Ambiente Interno; Pesquisa e Desenvolvimento; Informação de Conhecimento; e Gestão da Inovação – três se destacaram, por terem apresentado melhoria em relação ao levantamento anterior:

Pesquisa e Desenvolvimento

As práticas de pesquisa e desenvolvimento (P&D), seja em processos de gestão e produção, seja na customização de produtos e serviços, são um diferencial para a competitividade. Estão relacionadas ao aumento do estoque de conhecimentos, essencial para o surgimento de novos produtos ou processos.

Segundo os dados levantados, 52% das indústrias respondentes realizaram P&D, o que aumentou de 2014 para 2016. Para alavancar mais o índice, as recomendações são: desenvolver competências para o acompanhamento de práticas ou tendências emergentes que favoreçam a criação de produtos e processos ou a melhoria significativa dos já existentes; visualizar oportunidades de incentivos fiscais e financeiros para atividades de P&D e fomentar o investimento contínuo nelas; e estabelecer procedimentos bem definidos, priorizando a utilização de conhecimento para elaborar novos produtos e processos ou melhorar significativamente os já existentes.

Ambiente interno

É o conjunto de práticas que envolve elementos da estrutura, das estratégias e da cultura organizacionais, favorecendo o processo de inovação dentro da empresa. Essas práticas vão desde condições de trabalho saudáveis à expressão de ideias. De acordo com a Bússola da Inovação 2016, o trabalho em equipe é muito presente em 50% das empresas respondentes e moderado em 35% delas. A criatividade tem presença moderada em 44% delas e é muito presente em 24%. Já o intraemprendedorismo está presente com moderação em 42% e muito presente em 21%. Para melhorar, as recomendações são criar ambientes de confiança; promover o trabalho em equipe; e formar lideranças.

Interação externa

Durante o processo de inovação, é necessário interagir com atores externos. Segundo a pesquisa de 2016, a maioria das empresas interagiu em algum grau com consumidores, fornecedores, empresas de consultoria e concorrentes para conseguir inovar. Apesar do resultado ser melhor que o da edição anterior, a interação com instituições especializadas no suporte à inovação ainda é baixa – 9% moderada e 5% muita -; e com organizações de financiamento e fomento também – 9% moderada e 3% muita. Para mudar este quadro, a recomendação é criar meios de comunicação com as partes envolvidos no negócio, procurando entender as suas necessidades, desenvolvendo soluções que possam surpreender; pesquisar e conhecer as melhores práticas do seu setor de atuação; e desenvolver competências relacionais para que os colaboradores possam aproveitar ao máximo todas as potencialidades das partes envolvidas no negócio.

“Em busca de introduzir novos produtos e processos ou melhorar significativamente os já existentes, a indústria paranaense encontra uma série de desafios em inovação”, afirma Augusto Machado, coordenador da Bússola da Inovação. Em breve o Sistema Fiep disponibilizará a mais nova edição do Perfil de Inovação Industrial, com resultados, dicas e orientações de como tornar as empresas ainda mais produtivas, competitivas e inovadoras.

As 504 indústrias que participaram online receberam imediatamente um diagnóstico com um gráfico-radar com as dez dimensões da inovação, pontuadas de 0 a 4. Realizada de dois em dois anos, a próxima coleta acontece em 2018. “A Bússola permite que a empresa identifique de que maneira pode reduzir seus custos sem prejudicar a qualidade de seus produtos e serviços; como manter os seus clientes e prospectar novos; e como agregar valor ao seu produto ou serviço, afinal, falar de inovação é agregar valor, é competitividade, é melhoria do negócio”, finaliza Augusto.

Serviço:

www.bussoladainovacao.org.br

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).  As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, além de capacitação executiva.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR