Novo app book gratuito sobre ODS será lançado para jovens

Obra aborda o ODS 6, na relação do homem com a água potável e o saneamento

Será lançado no dia 22 de março, o terceiro livro-aplicativo da parceria realizada entre o Colégio Sesi no Paraná, a startup StoryMax e a dinamarquesa Novozymes.

O Rei do Rio de Ouro, de John Ruskin, complementa a série da Coleção Nova Perspectiva, que aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda mundial da ONU composta por 17 metas a serem atingidas até 2030.

A publicação leva o leitor a refletir e agir a respeito da relação do homem com a água, por meio de interatividades, efeitos de sons e ilustrações animadas que recontam um clássico literário em dispositivos móveis.

“A coleção permite abordar com os estudantes os objetivos com os quais pretendemos melhorar o mundo. Queremos, mais uma vez, trazer a discussão para nossas salas de aula, envolvendo os alunos nos desafios de desenvolvimento que a sociedade deve enfrentar para fazer do mundo um lugar melhor”, diz o superintendente do Sesi e do IEL no Paraná e diretor regional do Senai, José Antonio Fares. Os livros-aplicativos são usados pelos alunos e professores do Colégio Sesi, de forma interdisciplinar. Os contos são discutidos em sala de aula, tendo como objetivo a reflexão sobre os temas centrais de cada obra.

O terceiro livro destaca a discussão sobre o ODS 6 da ONU: Água Potável e Saneamento Básico (http://bit.ly/2mIoyjy), e traz ainda conteúdo informativo sobre o ODS e atividades que levam à ação social em torno do assunto, além de propor um experimento científico que atesta a importância das matas ciliares na conservação das águas. A narrativa conta que, no reino de Stiria, um velho testa a generosidade de três irmãos, pedindo abrigo durante uma forte tempestade. Os dois irmãos mais velhos o expulsam de sua casa, causando a ira do homem, que então se identifica como ‘Vento do Sudoeste’.

O objetivo da série é sensibilizar os estudantes diante dos grandes desafios humanitários da atualidade e engajá-los em prol dos ODS. Também é uma forma de divulgar a leitura de clássicos em formato digital e interativo e despertar nos jovens leitores conhecimentos sobre como a biologia, a biotecnologia e a sustentabilidade, podem contribuir com soluções para alguns ODS específicos.

Os outros livros-aplicativos da coleção, já lançados respectivamente em setembro e novembro de 2016, são de Júlio Verne e Tchékhov. O primeiro título da coleção, o app book Frritt-Flacc, trata da erradicação da pobreza (ODS1- http://bit.ly/2fL14qS); e o segundo, Ostras, fala sobre formas de zerar a fome no mundo (ODS2 – http://bit.ly/2n5uT9L). Todos os app books da coleção são publicados em português, inglês e espanhol, e são gratuitos para download nas app stores iOS e Android.

O lançamento será realizado às 10 horas do dia 22 próximo, no auditório do Colégio Sesi da Cidade Industrial de Curitiba.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR