Mundo Senai movimenta educação profissional em todo o país

Visitas, palestras e atividades práticas estarão à disposição da comunidade em 42 unidades do Senai no estado

Considerado uma oportunidade para que jovens brasileiros conheçam as alternativas de formação profissional no setor industrial, o Mundo Senai abre as portas das unidades Senai em todo o país nos dias 28 e 29 de setembro.
O evento é realizado todos os anos e é totalmente gratuito, reunindo alunos, ex-alunos, docentes, empresários e a comunidade em geral.
Além de estimular a interação de estudantes, o Mundo Senai tem o objetivo de facilitar aos jovens a escolha profissional e as parcerias entre empresas e a instituição.
A estimativa é de que este ano no Paraná, 30 mil pessoas visitem as 42 unidades do estado onde o evento será realizado.
A programação contempla palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional, visitas a laboratórios similares aos das indústrias, além de atividades culturais. As ações estarão sendo desenvolvidas durante o dia todo, nos dois dias, em unidades de todas as regiões do Paraná.
Programação
Na capital vão ocorrer atividades nas unidades Campus da Indústria (no Jardim Botânico), CIC, Portão e Boqueirão. No Boqueirão o evento começa mais cedo, neste sábado (24), com exposição de carros de competição, Feira Empresarial Curso Técnico em Administração, e exposição de acessórios automotivos: som, alarmes e sorteio de brindes. A mesma unidade continuará com atividades nos dias 28 e 29.

No Campus da Indústria, será oferecida uma oficina para promover a iniciação da população à informática, além de oficina de manutenção básica residencial, como uso de furadeira e troca de interruptor. Na CIC, o público poderá visitar uma feira de estágios e empregos, além de estandes dos cursos de Mecatrônica, Controle Ambiental, Biotecnologia e Eletrotécnica, que terão demonstrações de materiais utilizados nessas áreas da indústria. Já no Portão, os visitantes poderão fazer aulas práticas demonstrativas de Informática, Logística e Segurança do Trabalho.

Os interessados em acompanhar atividades na Região Metropolitana podem visitar as unidades de São José dos Pinhais (Afonso Pena e Costeira), Colombo, Campo Largo, Araucária, Pinhais, Rio Branco do Sul, Mandirituba e Rio Negro, além de Paranaguá, no Litoral do Paraná.

A educação profissional é uma área que beneficia o estudante, que, em muitos casos, termina os cursos técnicos com boa possibilidade de contratação. Dados nacionais do Senai apontam que 70% dos estudantes que terminam um curso técnico conseguem emprego na indústria. A assessora de Educação Profissional e Tecnológica do Sistema Fiep, Rosane Aparecida Lara, aponta que isso se deve ao bom preparo dado aos estudantes que passam pelo Senai e à metodologia de ensino. “A Metodologia Senai de Educação Profissional permite que nossos alunos sejam autônomos no próprio aprendizado, com atividades que possibilitam ao aluno desenvolver suas capacidades sociais, organizativas, metodológicas e técnicas, preparando-o para responder procedimentos estabelecidos na estrutura organizacional e realizar seu trabalho com eficiência”, explica Rosane.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR