Livros-aplicativos convidam jovens a ler e a se engajar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, aprendendo como a Biologia pode mudar o mundo para melhor

A Coleção Novo Olhar é uma parceria entre Colégio Sesi, Novozymes e StoryMax

Sensibilizar jovens diante dos grandes desafios humanitários da atualidade e engajá-los com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – principal foco da Agenda 2030 da ONU – são as metas da Coleção Novo Olhar de livros-aplicativos, a ser lançada no próximo dia 27 pelo Colégio Sesi em parceria com a startup StoryMax e com a dinamarquesa líder no mercado mundial de soluções biológicas, Novozymes.

A coleção traz três livros-aplicativos com obras de Jules Verne, John Ruskin e Tchékhov. Além das histórias aprovadas por educadores do Colégio Sesi, oferece também conteúdos extras sobre os autores, atualidades a respeito da temática principal e sugestão de três atividades: um experimento científico, uma proposta de reflexão e uma proposta de ação social – as atividades também foram sugeridas por profissionais do Colégio.

O objetivo da coleção é divulgar a leitura de clássicos em formato digital e interativo e educar os jovens leitores sobre a biologia, biotecnologia e sustentabilidade, por meio de alguns ODS específicos.

Frrit-Flacc, de Jules Verne, o primeiro livro-aplicativo da Coleção Novo Olhar, traz um suspense aterrorizante contado com ilustrações, efeitos de som, animação e interatividade. A história, que fala sobre diferença social e mesquinhez, traça uma ponte entre a indiferença humana de todos os tempos e o flagelo da pobreza nos dias de hoje. A experiência interativa de leitura conduz o leitor para o conteúdo extra, trazendo à tona o ODS 1: erradicação da pobreza . Os outros dois livros-aplicativos, As ostras, do russo Anton Tchékhov, e O Rei do Rio de Ouro, do inglês John Ruskin, abordam os ODS 2 (erradicação da fome) e 6 (água limpa e saneamento), respectivamente.

Para o superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai, José Antonio Fares, essa é uma forma de tornar mais interativa e instigante a discussão sobre os ODS entre os estudantes. “Os livros-aplicativos serão utilizados pelos alunos e professores do Colégio Sesi e os contos discutidos em sala de aula, tendo como objetivo a reflexão sobre os temas centrais de cada obra”, explica.

O vice-presidente de assuntos corporativos e sustentabilidade da Novozymes Latin America, Pedro Luiz Fernandes, espera que a leitura seja feita tanto por estudantes quanto por jovens interessados em temas como a sustentabilidade. “Queremos que a Biologia seja percebida como uma ciência que pode transformar o mundo para melhor e encontramos os parceiros ideais para publicar app books de alta qualidade, bonitos, emocionantes, engajadores e cheios de informação e aprendizado”, afirma.

A novidade foi elogiada pelo presidente do Conselho Regional de Biologia do Paraná, Jorge Augusto Callado Afonso, instituição que apoia ações que promovem o consumo sustentável do planeta. “Referendamos e convalidamos a execução do projeto. Nós do CRBio-7 desejamos sucesso em sua coordenação e execução “, disse em comunicado.

Para Samira Almeida, co-fundadora da StoryMax e diretora editorial da startup, “contar histórias sempre foi a maneira mais tradicional de se ensinar ou se fazer pensar sobre um tema e cada dia mais as empresas estão entendendo que há histórias universais que falam de temas relevantes para seus públicos. A StoryMax tem trabalhado justamente na atualização dessas narrativas, encontrando seus pontos em comum com a atualidade e recontando-as de um jeito engajador, que mistura mídia e tecnologia como os jovens gostam e com o cuidado de valorizar a atividade de leitura como lazer e descoberta do mundo”, diz.

O primeiro livro-aplicativo Frrit-Flacc estará disponível nas app stores iOS e Android a partir do dia 27 de setembro, para tablets e smartphones. Ele é gratuito e já vem com três traduções de especialistas em literatura e educação – em português, inglês e espanhol.

Os outros dois livros-aplicativos, As outras e O Rei do Rio de Ouro, serão lançados nos próximos meses.

Link para o app book Frrit-Flacc nas app stores (disponível a partir de 27/set):
iOS e Android
*É possível testar o app em aparelhos Android (sob requisição)

Veja aqui o teaser deste primeiro título da coleção.

Clique para imagens de divulgação do livro e dos empreendedores