Colégio Sesi está com matrículas abertas para 2016

Estudantes podem cursar o ensino médio na modalidade regular ou internacional, com ensino bilíngue

Novas unidades internacionais, com ensino bilíngue, começam a operar este ano em Cascavel, Londrina e Maringá (Foto: Gelson Bampi)

Quem ainda não buscou uma nova escola para 2016 deve ficar atento para as matrículas no Colégio Sesi  – a maior rede privada de escolas do Paraná: as inscrições para o Ensino Médio, do 1º ao 3º ano, já estão abertas.

Além de projetos e programas, como o “Trilhas”, de orientação vocacional, o Colégio Sesi se destaca pela metodologia diferente da tradicional: a escola não segue uma grade curricular dividida por matérias – são trabalhadas Oficinas de Aprendizagem a cada bimestre. As turmas são interseriadas e o método busca formar pessoas autônomas e preparadas para o mercado de trabalho.

As avaliações e trabalhos são todos em grupo, e os alunos têm a liberdade de escolher quais oficinas vão cursar. “O fato de o aluno fazer suas escolhas e se posicionar já gera autonomia. Como o trabalho é em equipe, uns ajudam e outros não, então é preciso saber negociar e todos precisam contribuir”, explica a gerente de educação do Sesi, Lilian Luitz.

O posicionamento ativo no ambiente escolar, fala a gerente, gera um impacto positivo no mercado de trabalho. “É um profissional que sabe administrar conflitos e argumentar, ele sai pronto para o mercado de trabalho e para a universidade pelas competências que ganha. Tem um espírito de vida, do prazer de aprender”.

Lilian salienta que a escola, que não é voltada somente para filhos de industriários, também prepara para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a vantagem de desenvolver competências tanto cognitivas como relacionais. “O aluno que sai do Colégio Sesi sai muito mais maduro do que quando estuda com a metodologia tradicional. Nós incentivamos o empreendedorismo, a iniciativa. É um aluno diferente”, completa.

Robótica

O Colégio Sesi leciona aulas de robótica em sua matriz curricular, em uma parceria com a Lego Zoom, que fornece soluções de aprendizagem com produtos da Lego. Todos os anos, os alunos são preparados para criar projetos e participar do torneio de Robótica First Lego League (FLL), criado para despertar o interesse dos estudantes em temas como ciência e tecnologia. A competição é promovida no Brasil pelo Sesi, em parceria com a For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST) e pela LEGO Education.

O Colégio Sesi é a maior rede de Ensino Médio Particular do Paraná, com 53 unidades em várias cidades do estado e mais de 14 mil alunos. Criado em 2005 como iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi), o Colégio Sesi estimula os alunos a terem mais autonomia em relação aos seus estudos e prepara para o mercado de trabalho, desenvolvendo competências como o trabalho em equipe, com relacionamento e resolução de problemas. Desde 2014, conta também com o Sesi Internacional, que tem unidades em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel.

Informações sobre as unidades e matrículas estão no site: www.colegiosesi.com.br