Cadastro das Indústrias é lançado com informações de 8.800 empresas

Lançamento da edição de 2013 aconteceu nesta quinta-feira (28), em Curitiba, com a presença de empresários

Gestão 3.0 e novas tecnologias aplicadas à exportação foi tema de seminário, que aconteceu logo após o lançamento do Cadastro das Indústrias 2013. (Foto: Gelson Bampi)

Empresários paranaenses participaram nesta quinta-feira (28), em Curitiba, do lançamento da 15ª edição do Cadastro das Indústrias 2013. Publicado pela Federação das Indústrias do Paraná, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), o cadastro tem como objetivo divulgar e aumentar a exposição das indústrias paranaenses no Brasil e em outros países.

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O evento aconteceu na sede da Fiep, no Jardim Botânico, e contou com a presença do vice-presidente da Fiep, Rommel Barion, do superintendente do Sistema Fiep, Ovaldir Nardin, do diretor da Editora de Guias Especiais (EBGE), Marco Monteiro, do Analista de Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria, Felipe Spaniol e da gerente do CIN, Janet Pacheco.

Após o lançamento, os participantes assistiram ao seminário sobre gestão 3.0 e as novas tecnologias aplicadas à exportação, apresentado pelo diretor da Rapp Collins no Peru e consultor da Rede Global de Exportação (RGX), Fernando Rodriguez Lamas e conheceram a estrutura da unidade de Comércio Exterior (COMEX), com Felipe Spaniol.

“O cadastro, que existe há mais de dez anos, serve como uma vitrine para o fomento de negócios nacionais e internacionais”, afirmou Janet. Segundo ela, as informações contidas no material são enviadas para embaixadas e consulados fora do Brasil com o objetivo de aumentar ainda mais a competitividade das empresas e indústrias do Paraná.

A edição de 2013 conta com 8.800 empresas cadastradas e é trilíngue (português, inglês e espanhol). O material também está disponível em três formatos: impresso, CD-Room e digital e é editado pela EBGE.

Segundo o diretor da Editora de Guias Especiais, Marco Monteiro, a 15ª edição do Cadastro das Indústrias é comemorativa. “A publicação é um produto consolidado no mercado paranaense e internacional e disponibiliza uma busca refinada para a procura de indústrias de diversos segmentos”, afirmou.

Para saber mais sobre o Cadastro das Indústrias 2013 acesse www.cinpr.org.br ou entre em contato com o CIN pelo telefone (41) 3271-9000.

Seminário
Durante o seminário sobre gestão 3.0 e novas tecnologias aplicadas à exportação , o diretor da Rapp Collins no Peru e consultor da RGX, Fernando Rodriguez Lamas, destacou que o uso da tecnologia é um diferencial para empresas que buscam se tornar mais competitivas no mercado nacional e internacional.

Segundo Lamas, as tecnologias devem estar focadas nos objetivos do negócio. “É preciso alinhar estes objetivos, estabelecendo um plano para incorporação das tecnologias de informação e comunicação, para poder construir mecanismos necessários para a geração valor nas empresas”, disse.

Ele apresentou uma pesquisa realizada com 200 pequenas e médias empresas exportadoras no Brasil e constatou que mais de 70% delas utilizam algum software de gestão para organização em processos de fabricação, faturamento, emissão de notas, controle, entre outros, mas que ainda é necessário estreitar o relacionamento com os clientes por meio das mais variadas tecnologias de gestão e novas possibilidades da internet, como sites e redes sociais.

Na pesquisa Lamas constatou que mais de 50% das empresas ainda usam o correio eletrônico como principal meio de relacionamento com os clientes e é preciso estar alerta para novas possibilidades e ferramentas.  “Precisamos conhecer mais nossos clientes, que estão cada vez mais exigentes, e gerar produtos e serviços que eles procuram e as novas tecnologias de informação podem ajudar”, destacou.

Durante a apresentação, Lamas também falou de sistemas integrados de gestão que podem auxiliar as empresas na competividade, entre elas o ERP (Enterprise Resource Planning e o CRM (Customer Relationship Management), ferramenta de gerenciamento do relacionamento com clientes. “Escolher o produto certo para o cliente certo deriva das informações que se tem”, finalizou.

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