Aversão à mudança ainda é obstáculo para inovação nas empresas, afirma especialista

A professora Denise Del Prá falou sobre o tema durante o Global Forum América Latina, que acontece nesta semana. O evento é virtual e pode ser acompanhado pela internet

Propiciar um ambiente descontraído e favorável à criação de ideias é uma das dicas da professora de doutorado em Administração da Universidade Regional de Blumenau, Denise Del Prá, em sua apresentação sobre cultura da inovação no Global Fórum América Latina (GFAL) 2011. O evento é totalmente online e as conferências são feitas ao vivo via internet. Denise falou sobre organizações inovadoras em palestra na tarde de segunda-feira (29)

Segundo ela, é preciso vencer o paradigma de que inovação está somente atrelada a produtos ou tecnologia. “As pessoas é que devem ser inovadoras para que haja a inovação. A organização deve ter espaços criados para que o colaborador dê idéias, ele deve estar de corpo e alma na empresa”, afirma a professora.

Denise explicou que, no que se refere à inovação nas empresas, o Brasil ainda está engatinhando, devido à grande dimensão do País e sua diversidade cultural. Para ela, o principal fator que impede o crescimento de organizações inovadoras é a aversão do brasileiro à mudança. “Temos pouco incentivo à criatividade. Ainda impera aquela máxima “manda quem pode, obedece quem tem juízo””, lembrou.

Devido à tardia entrada no mercado competitivo global e ao medo e acomodação dos empresários brasileiros, a inovação ainda é vista como uma aventura por muitas organizações. “O segredo é gerenciar o que representa uma nova ideia, mas mantendo um clima favorável à criatividade”, conclui.

A conferência, que vai até quarta-feira (31), reune mais de 50 palestrantes e é gratuita. Ainda é possível se inscrever através do site www.globalforum.com.br. O conteúdo, de todas as palestras de segunda-feira, poderá ser consultado nesta terça-feira (30).

Deixe seu comentário

Seu email nunca será compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados *