Exposições, oficinas e palestras interativas compõem a agenda paralela do PBC
Já estão abertas as inscrições para o 11º Ciclo de Atualização em Moda, evento que faz parte da programação paralela do 6º Paraná Business Collection, que acontece de 26 a 30 de junho no Centro de Convenções Fiep, em Curitiba. Instalações, Oficinas de Criação e palestras interativas compõem esta edição, que tem como tema Cabeça nas Nuvens e Pés no Chão, atividades direcionadas a estimular a criatividade e transferi-la a produtos de sucesso no mercado.
Entre as personalidades que farão parte do time dos palestrantes, está Celaine Refosco, que no dia 27 de junho falará sobre o tema “Entre a liberdade criativa e o sucesso profissional”. A intenção é resgatar uma abordagem sobre a gestão da criação, da educação em moda e a relação dos fazeres do designer no século XXI.
Em seguida, o historiador especialista em Moda e Design Vinicius Schane aborda o tema “Contexto Social da Moda – Um viés para criação”, que tem como objetivo mostrar os movimentos que coordenam as leituras das tendências de comportamento como interface para a criação de moda.
Nos dias 27 e 28 de junho, Celaine Refosco ministra a Oficina de Criação “Sublime Sublimação”, que explorará criação e técnicas para estamparia. As aulas são voltadas a profissionais, professores e estudantes das áreas de moda, design gráfico, produto com interesse em estamparia e sublimação.
Na sexta-feira, dia 29, será a vez de Rose Andrade ministrar a palestra “Inspirações Brasileiras”. A proposta é olhar o Brasil de maneira inovadora apontando as diferenças que sirvam de inspiração e pesquisa, ampliando assim os horizontes e referências para a criação.
Em seguida, Cíntia Sanmartin Fernandes, doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fala sobre “A cidade como espaço de pesquisa, criação e reinvenção”. O intuito é mostrar como grupos expressam suas identidades por meio de uma estética-comunicativa presente na moda e nos modos dos corpos interagirem com o espaço.
Por fim, a estilista paulista Fernanda Yamamoto traz o tema “Processos Criativos”, apontando os vários caminhos para se concretizar uma coleção até a passarela: pesquisas, experimentos e a constante busca por soluções em materiais, cores e texturas. A estilista paulista é considerada como um dos mais promissores talentos da moda brasileira e é presença constante no line-up da São Paulo Fashion Week.
Também fazem parte da programação paralela: o IX Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda, com o tema: Pincéis e Carretéis, com desfile dos finalistas será no sábado (30); o Ideia Moda – Amostra de Novos designers – uma mostra de mini-coleções de novos nomes no mercado da moda paranaense; as Instalações Ideias que Mudam a Moda e a ação especial com o tema Topetes Curitibanos.
O Paraná Business Collection é realizado pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Sebrae/PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas); coordenado pela jornalista Nereide Michel (NaModa Comunicação de Estilo ) e pelo produtor Paulo Martins (OX Comunicação de Moda).
Inscrições para as oficinas e palestras do 11º Ciclo de Atualização em Moda devem ser feitas no site www.paranabusinesscollection.com.br.
11º CICLO DE ATUALIZAÇÃO EM MODA
Oficina de Estamparia SUBLIME SUBLIMAÇÃO
Data: 27 e 28 de junho (quarta e quinta-feira)
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 15h (quarta-feira) / das 8h às 12h (quinta-feira)
Duração: 10 horas
Com Celaine Refosco
Inscrição: R$ 80 e mais um agasalho para a campanha “Cabeça nas Nuvens, Pés no Chão e Coração Aquecido”.
Encontro Interativo (oficina)
A POÉTICA DO SIMPLES
Data: 28 de junho (quinta-feira)
Horário: das 13h30 às 18h30
Duração: 05 horas
Com Clarice Borian
Inscrição: R$ 50 e mais um agasalho para a campanha “Cabeça nas Nuvens, Pés no Chão e Coração Aquecido”.
Palestras
ENTRE A LIBERDADE CRIATIVA E O SUCESSO PROFISSIONAL
Com Celaine Refosco
Data: 27 de junho (quarta-feira)
Horário: 15h
Endereço: Auditório Caio Amaral Gruber/CIETEP (Av. Comendador Franco, 1341).
CONTEXTO SOCIAL DA MODA – Um viés para criação
Com Vinicius Schane
Data: 27 de junho (quarta-feira)
Horário: 16h
Com Rose Andrade
Data: 29 de junho (sexta-feira)
Horário: 14h
Com Cíntia Sanmartin Fernandes
Data: 29 de junho (sexta-feira)
Horário: 15h30
Com Fernanda Yamamoto
Data: 29 de junho (sexta-feira)
Horário: 16h30






