Empresários de Maringá conhecem projetos de inovação do Sistema Fiep

Lideranças do segmento industrial de Maringá elogiam estrutura e propostas

Com o objetivo de alavancar novos projetos em conjunto com o Sindimetal, de Maringá, e oferecer parcerias para o desenvolvimento de inovação à indústria, no dia 29 de novembro foi realizado, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, um encontro entre lideranças do segmento industrial de metalmecânica. Entre as atividades realizadas estavam um bate-papo com o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, apresentações de projetos inovadores da instituição e visitas guiadas aos laboratórios do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Eletroquímica.

A convite do Sindimetal Maringá, participaram as empresas: ZM Bombas, Naifla, Usina Santa Terezinha, Planti Center, Irmãos Beckhauser, Romagnole, Flaus, Metalúrgica Santa Fé, HG Costa e Costa, Rhema e a Incubadora Tecnológica. Durante as apresentações das ideias e inovações, que aconteceram na sala prospectiva do Sistema Fiep, os empresários puderam conhecer melhor as propostas de inovação do ISI em Eletroquímica, ISI em Engenharia de Estruturas, Instituto de Veículos Híbridos e Elétricos, e um pouco mais sobre as ferramentas e estratégias de negócios da sala prospectiva.

De acordo com o gerente executivo de Inovação do Sistema Fiep e diretor do ISI em Eletroquímica, Luiz Carlos Ferracin, durante o encontro os executivos puderam entender a importância de cada empresa dentro do nicho de metalmecânica. “Também quisemos mostrar as várias aptidões do Sistema Fiep, para que eles possam usar essas ferramentas e inovações disponíveis e propagar para outras indústrias da região. Eu acredito que esse momento é especial para divulgarmos o conceito de inovação e democratizar esse tema, para os empresários serem os nossos porta-vozes, disseminando todo o trabalho do Senai”, explica. 

Buscando novas tecnologias e representando a empresa Irmãos Beckenhauser, José Carlos Beckenhauser, teve impressões positivas do encontro. Ele acredita que a proposta do Sistema Fiep de apresentar os projetos para empresários que ainda não conhecem todas as ferramentas disponíveis é excelente. “É nosso, é do sistema e muitos não sabem que esses recursos existem. Ao ouvir a apresentação do ISI e conhecer os laboratórios, vi todo o potencial que temos para crescer ainda mais”.

Presidente do Sindimetal Maringá e vice-presidente do Sistema Fiep, Carlos Walter Martins, ressalta a importância desse tipo de encontro. “O projeto de instalação dos Institutos Senai de Tecnologia e de Inovação, no Campus da Indústria, é o maior investimento do departamento nacional do Senai no Brasil. Uma tarde como essa é importante para verificar como esses institutos auxiliam no dia a dia da produção e no avanço tecnológico dos produtos, seja em consultorias, laboratórios e projetos”.

Um jantar marcou o encerramento do encontro, em que autoridades puderam dar as palavras finais, como o superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor do Senai no Paraná, José Antonio Fares, e o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.