Coluna > Coluna semanal

Inovação e sustentabilidade no foco da indústria

Pesquisas do Sistema Fiep trazem importante diagnóstico sobre a disseminação de boas práticas nessas duas áreas no Paraná

Inovação e sustentabilidade são dois conceitos que, na realidade do mercado global atual, precisam estar no centro das estratégias de qualquer indústria, independente de seu setor ou porte. Investir em boas práticas nessas duas áreas é garantia de diferencial competitivo para as empresas, revertendo-se em maior valor agregado aos produtos, geração de mais empregos de qualidade e de riquezas para toda a sociedade.

É por isso que o Sistema Fiep coloca como uma de suas prioridades a oferta de soluções que contribuam para que a indústria do Paraná cresça de maneira cada vez mais inovadora e sustentável. Investimento em estruturas de apoio à pesquisa e desenvolvimento, auxílio na busca por novidades tecnológicas e promoção de consultorias e eventos que possibilitem a troca de informações e conhecimento são algumas das ações para se criar uma cultura de inovação e sustentabilidade nas empresas.

Mapeamento estratégico
Nesse contexto, traçar um panorama da disseminação de práticas inovadoras e sustentáveis na indústria do Paraná é, portanto, uma ação estratégica para nortear o trabalho do Sistema Fiep. Mais do que isso, é um instrumento para mobilizar todos os atores, públicos e privados, envolvidos nos esforços para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Para isso, os Observatórios Sistema Fiep – área da instituição que se dedica à prospecção, planejamento e articulação com vistas ao crescimento da indústria paranaense – desenvolveram duas pesquisas com metodologias inéditas. Realizadas em plataformas on-line, as Bússolas da Inovação e da Sustentabilidade trazem um importante diagnóstico sobre a disseminação de boas práticas nessas duas áreas no Paraná.

As indústrias participantes dos estudos realizaram uma autoavaliação, recebendo imediatamente um resultado personalizado, com orientações e informações para suas tomadas de decisão. A consolidação estadual dos dados dos levantamentos foi apresentada durante a semana que passou. Confira abaixo alguns dos principais indicadores revelados.

Bússola da Inovação – 3ª Edição
503 indústrias pesquisadas
19 setores industriais
91 municípios
78% micro e pequenas indústrias

Principais resultados:
52% das indústrias realizam atividades de pesquisa e desenvolvimento.
59% utilizam recursos próprios para inovar.
55% das inovações foram para criação de novos produtos.
36% investem acima de 5% do faturamento em inovação
43% obtêm acima de 5% do faturamento graças às inovações desenvolvidas.

Bússola da Sustentabilidade – 1ª Edição
154 indústrias pesquisadas
20 setores industriais
48 municípios
75% micro e pequenas indústrias

Principais resultados:
38% das indústrias investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação para sustentabilidade
38% consideram aspectos de sustentabilidade no planejamento e gestão empresarial
43% estão engajadas em ações associativas para melhoria da sustentabilidade na indústria

Para conhecer os resultados completos das pesquisas, acesse:
bussoladainovacao.org.br e bussoladasustentabilidade.org.br

About Author