Dia do Desafio Ambiental vai coletar 20 tipos de resíduos em Curitiba

Neste sábado (28), no Carrefour Parolin, população poderá descartar materiais que vão de pneus a eletroeletrônicos; evento é promovido por diversas entidades, incluindo Fiep e Senai

Neste sábado (28), das 8h às 18h, será realizado em Curitiba o Dia do Desafio Ambiental, uma ação que visa coletar e dar a correta destinação para mais de 20 tipos de resíduos. A população poderá descartar itens como pneus, latas de tintas, vidros e roupas não mais utilizadas, entre outros. O evento acontece no Carrefour do bairro Parolin.

Este é o segundo ano seguido que o Dia do Desafio é realizado em Curitiba. A primeira edição arrecadou cerca de 17 toneladas de resíduos. Foram coletados 7 mil quilos de aparelhos eletroeletrônicos, 58 quilos de medicamentos, 600 quilos de gesso e drywall, 195 quilos de pilhas e baterias, 3 mil quilos de caliça, mil quilos de madeira e 3 mil quilos de pneus.

A ação é uma iniciativa em parceria entre diversas entidades e empresas. São elas: Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Senai, Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), Sinduscon-PR, Prefeitura Municipal de Curitiba e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Caliça Ambiental, Usipar, Cooperativa Corbélia, Sindivest, Abinee, Sinqfar, Sinpacel, Xibiu, KaperSul, Ok Ambiental, Aemparcc, Alfa Resíduos e Carrefour.

Quais itens serão coletados?
A população poderá levar até o local 20 tipos de resíduos. São eles: gesso; caliça; madeira; papel, vidros e garrafas de cerveja; óleo de cozinha; pilhas e baterias; medicamentos (origem doméstica); eletroeletrônicos; latas de tintas; pneus; plásticos e garrafas PET; sacos de cimento; roupas; tecidos; calçados; bolsas; maquiagens; bijuterias; lâmpadas (origem doméstica e limite de 10 unidades por pessoa) e papelão.

Destino adequado
Para que seja possível destinar adequadamente cada resíduo, o evento contará com o apoio de empresas especializadas em cada tipo de material. Ao final da coleta, elas farão o processo de logística reversa, separando materiais que possam ser reaproveitados em diferentes cadeias produtivas ou fazendo o descarte ambientalmente correto de cada tipo de resíduo.

SERVIÇO
Dia do Desafio Ambiental
Data: 28/10 (sábado)
Horário: das 8h às 18 horas
Local: Carrefour Parolin
Endereço: Av. Marechal Floriano Peixoto, 3.031

About Author