Colégio Sesi e Senai de Pato Branco participam com sucesso da Inventum

Unidade conquista segundo lugar no torneio de robótica e o primeiro lugar na Corrida Maluca, realizada durante a feira

Alunos das unidades do Colégio Sesi do Oeste e Sudoeste do estado foram destaque na seletiva regional da First Lego League (FLL), realizada durante a terceira edição da Inventum, a maior feira tecnológica do Sul do Brasil, realizado em Pato Branco. O torneio, conquistado pela unidade de Foz do Iguaçu e seguido por Pato Branco e Capanema, teve ainda a participação dos colégios de Guarapuava, Cascavel, Francisco Beltrão, Capitão Leônidas Marques, Ampére, Dois Vizinhos, Irati, Marechal Cândido Rondon, Palmas, Toledo e União da Vitória.

Além de Foz, Pato Branco e Capanema, os colégios de Ampére, Francisco Beltrão e Cascavel garantiram vaga para a Seletiva Estadual da FLL, que será realizada em fevereiro de 2018, em Curitiba.

De acordo com a gerente da unidade de Pato Branco, Marcia Painim, o colégio está presente na Inventum desde a primeira edição, pois acredita no desenvolvimento e na importância do incentivo à ciência, inovação e tecnologia do município e da região, por meio de uma educação de qualidade e pelo fortalecimento das relações com a indústria.

Em 2015, o Colégio Sesi de Pato Branco organizou a seletiva regional interna da FLL, quando recebeu cerca de cem estudantes para a competição, com projetos focados nos cuidados com o lixo: Trash Treck.

Esse ano, esteve mais uma vez envolvido na organização do evento, ampliando o número de participantes para 150. Esses jovens trabalharam em projetos relacionados à Dinâmica da Água: Hidro Dynamics.

Marcia destaca ainda a participação do Senai na Inventum. “A instituição também é muito forte. Esse ano trouxe uma Carreta de Automação Industrial que possui laboratórios que simulam a realidade das indústrias, visando atender empresas e municípios no que se refere a cursos de Aperfeiçoamento e Qualificação profissional nessa área de atuação”.

O Senai participou também da Competição Corrida Maluca, conquistando o primeiro lugar, com os alunos que estudam no Colégio Sesi e fazem Curso Técnico de Eletrotécnica no Senai de Pato Branco e que foram orientados pelo professor Everton Trombetta.

As aulas práticas do Curso de Eletrotécnica contribuíram para que a equipe Dick Eletricista tivesse condições de elaborar o projeto de um carrinho e ainda para a organização dos demais critérios de avaliação, levando em consideração as premissas do Senai e do Sesi enquanto instituições de ensino: pesquisa, autonomia do aluno na busca pelo conhecimento, proatividade no fazer e trabalho em equipe.

“Por essas conquistas, acreditamos que o Colégio Sesi e o Senai de Pato Branco abrilhantaram ainda mais a Inventum 2017, por meio de uma participação alegre, com espírito jovem, e focados na ciência, tecnologia e inovação, que é o que nos torna parte fundamental desta “cidade digital chamada Pato Branco”, conclui a gerente.