Coluna > Coluna semanal

Congresso Sesi ODS e a busca do desenvolvimento sustentável

Evento será espaço para troca de experiências e reconhecimento das instituições atuam em prol dos ODS no Paraná

Desde 2004, o Sesi no Paraná lidera um trabalho de divulgação e acompanhamento de iniciativas que buscam o desenvolvimento sustentável.

A instituição é referência, conduzindo no Estado, desde 2015, a promoção dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são metas definidas naquele ano pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, em conjunto com todos os países, promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental em todas as suas formas.

Ao longo dos anos, o Sesi procura reconhecer, valorizar e destacar as indústrias, empresas e instituições públicas, de ensino e do terceiro setor que desenvolvem práticas para o alcance dos ODS.

Prêmio Sesi ODS
Foi assim que surgiu o Prêmio Sesi ODS, que em 2017 chega a sua segunda edição. No total, este ano, foram 297 projetos inscritos. Desses, 70 são finalistas, em cinco categorias: Indústria (com as subcategorias pequena e micro, média e grande); Empresa (também para pequena e micro, média e grande); Poder Público (nas modalidades municipal, estadual e federal); Terceiro Setor (nas subcategorias local, regional e estadual/federal); e Instituições de Ensino (subcategorias Educação Básica e Educação Superior).

O julgamento dos projetos foi realizado em duas etapas. Na primeira, avaliadores do Sistema Fiep selecionaram os 70 finalistas de acordo com alguns critérios: alinhamento com ao menos um dos 17 ODS; prática mínima de um ano; regularidade fiscal; metodologia e resultados, entre outros. A segunda etapa foi realizada por comissão externa, que contemplará 14 vencedores (um para cada subcategoria) e 14 menções honrosas.

Os vencedores serão conhecidos no encerramento do Congresso Sesi ODS, que será realizado nos dias 16 e 17 de outubro, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba.

Congresso Sesi ODS 2017
O Congresso será um espaço para troca de experiências e reconhecimento das instituições que estão atuando em prol dos ODS no Paraná.

Durante os dois dias de evento estão programadas oficinas e palestras, bem como uma Mostra de Projetos inscritos no Prêmio Sesi ODS. Entre os palestrantes, nomes como o de Claudio Cavalcanti Ribeiro, secretário nacional adjunto de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República; Adriana Carvalho, gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres na ONU Mulheres no Brasil; Rodrigo Chemim Guimarães, procurador de Justiça; Shelley Carneiro, gerente executivo de Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria; Paulo de Tarso da Cunha Chaves, professor da Universidade Federal do Paraná; e Claudia Trindade, presidente da Fundação Sanepar.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas em sesipr.org.br/ods.

About Author