Universo Sistema Fiep movimenta Paraná com serviços gratuitos

Mais de 30 mil pessoas participaram dos eventos em 44 das unidades do Sistema no estado

Os dois dias de Universo Sistema Fiep, evento organizado pelas instituições do Sistema Indústria (Sesi, Senai e IEL), foram sucesso no Paraná. Quem passou pelas unidades participantes (44 espalhadas em 40 cidades do estado) pode fazer uma verdadeira imersão nos serviços ofertados em forma de oficinas, minicursos, palestras e workshops. Entre os mais de 30 mil participantes, estudantes, jovens e adultos puderam aproveitar e “experimentar” a programação variada e intensa. Em algumas unidades, as atividades aconteceram, sem interrupção, das 8h às 22h. O evento é realizado em todo o Brasil com o nome de “Mundo Senai”, mas no Paraná engloba todas as entidades, com o objetivo de apresentar cada um dos serviços e possibilidades do setor industrial, incluindo ofertas em Educação, Segurança e Saúde, e Tecnologia e Informação.

“Apesar da maioria das pessoas já ter escutado falar em algum momento da Fiep, muitos ainda não sabem o que é, o que faz e como funciona. Por isso, resolvemos abrir as portas para o nosso universo e apresentar os serviços que, além da educação, também englobam projetos e ações nas áreas de tecnologia e inovação e segurança e saúde”, explicou o superintendente do Sesi e IEL e diretor do Senai no Paraná, José Antonio Fares.

Os serviços mais procurados durante o Universo Sistema Fiep foram nas unidades que promoveram o cadastro de adolescentes para programas de estágios, além das oficinas de robótica, informática e nas áreas de alimentação. Na capital, a unidade da Cidade Industrial de Curitiba promoveu a oferta de 250 vagas para o programa de aprendizagem de 2018. Cerca de 2 mil pessoas compareceram para participar do processo seletivo, que acontece no dia 7 de outubro. “A procura nos animou e em outubro eles fazem uma prova de matemática e português para concluir o processo seletivo. Os aprovados vão iniciar os cursos e a aprendizagem dentro das indústrias parceiras no início do próximo ano. Os cursos, nesse caso, são gratuitos e a atuação nas empresas, remunerada. É um programa importante, pois permite que o jovem aprenda na prática e durante o curso”, explicou a gerente da unidade, Tânia Rinaldi.

Vale lembrar que além do programa de aprendizagem, as unidades do Sistema Fiep têm cursos técnicos e profissionalizantes abertos durante o ano inteiro, além de matrículas disponíveis na educação infantil e ensino médio. E que também estão disponíveis consultorias em tecnologia e inovação, e na área de segurança e saúde. Mais informações, acesse www.sistemafiep.com.br

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR