Universo Sistema Fiep oferece palestras, oficinas e feira de empregos e estágios em todo Paraná

Atividades são gratuitas e aproximam comunidade da dinâmica e possibilidades profissionais do mundo da indústria

Nos próximos dias 14 e 15 de setembro, as instituições do Sistema Fiep (Sesi, Senai e IEL) promovem uma imersão nos serviços prestados pelas entidades. O evento é realizado em todo o Brasil pelo Sistema Indústria. No Paraná, leva o nome de “Universo Sistema Fiep” e oferece, durante os dois dias, palestras, minicursos, visitas aos laboratórios e feiras de emprego e estágios em 40 cidades. A expectativa é que 30 mil pessoas participem das atividades nas 44 unidades do estado onde as ações serão realizadas. Toda a programação é gratuita.

Em Curitiba, são quatro endereços nos quais o evento vai acontecer simultaneamente. Será possível participar de oficinas que ensinam desde como configurar o wi-fi em casa, até a exposição e palestras sobre cervejas, vinhos e queijos artesanais. Oficinas de panificação, robótica e palestras sobre temas variados também vão movimentar as unidades.

Nos dois dias, o Senai da Cidade Industrial de Curitiba (Rua Senador Accioly Filho, 298) promove uma feira de empregos e estágio.

Na unidade do Boqueirão, a programação se estende para sábado (16), com atividades de recreação infantil das 9h às 17h e exposição de acessórios automotivos, com sorteio de brindes.

As atividades do Universo Fiep também acontecem no litoral e na Região Metropolitana de Curitiba.

Outras Regiões

Guarapuava e Ponta Grossa terão minicursos de robótica, segurança em altura (rapel), cadastramento de adolescentes que tenham interesse em trabalhar como aprendizes e aplicação de testes vocacionais.

Em Maringá haverá cadastramento de estudantes para o encaminhamento para vagas de estágios, além de minicurso de noções de jogos digitais e a apresentação das equipes de robótica do Sesi e Senai. Em Umuarama, estudantes do 9º período poderão participar de um aulão para conhecer a metodologia de ensino do Colégio Sesi.

No Norte do estado, em Londrina, os participantes vão poder colocar a mão na massa em uma aula de panificação e dicas de confeitaria e participar de uma dinâmica com as profissões, cadastramento para estágios, oficinas e campeonato de robótica. Santo Antônio da Platina abrirá a unidade para visitas guiadas nos laboratórios de Elétrica, Automação, Metalmecânica e Segurança do Trabalho, além de oferecer minicursos e palestras gratuitas.

Já na região Oeste/Sudoeste do estado, Foz do Iguaçu receberá palestras sobre orientação profissional, minicursos e avaliações físicas, teste de visão e pressão, ginástica laboral e quick massagem. Cascavel vai contar com minicursos ao longo dos dois dias de evento e uma exposição de carros de combate do Exército Brasileiro. Em Pato Branco, a programação inclui Feira do Livro, Grand Prix e competição de Robótica, além de um Café Filosófico e Estudos sobre Mitologia.

A programação completa por cidades está no site: universosistemafiep.com.br.