Mestrado oferecido pelo Senai no Paraná, em parceria com UFPR e Universidade de Stuttgart, completa 10 anos

No dia 1.º de setembro, o programa de pós-graduação comemorou a consolidação do curso, que permite dupla titulação nas instituições

Com foco na inovação da indústria e visando o intercâmbio de informações entre países, o Programa de Mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial do Senai no Paraná, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade de Stuttgart, Alemanha, completa 10 anos. A solenidade de comemoração foi realizada no dia 1º de setembro, no Departamento de Engenharia Química da UFPR (Centro Politécnico). Recentemente, o curso comemorou outra grande conquista: o convênio para dupla titulação dos estudantes. Para isso, o programa abriu mais uma modalidade, em que o aluno, ao cumprir os requisitos necessários, é diplomado pela UFPR e a Universidade de Stuttgart.

No dia 1º, também foi realizada a aula inaugural, com a explicação sobre o programa para os novos alunos. Entre os presentes estavam a gerente da unidade do Senai CIC, Tânia Rinaldi, o gerente de operações Fabricio Lopes e a coordenadora do curso pela Universidade de Stuttgart, Daniela Neuffer. O programa de pós-graduação surgiu com o objetivo de formar recursos humanos de padrão internacional na área de meio ambiente, para suprir as necessidades do setor industrial. A parceria do Senai, com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade de Sttutgart rendeu bons frutos para as instituições nesses dez anos, com cem teses defendidas até agora.

Para Daniela Neuffer, o mestrado internacional é um diferencial para os estudantes. Durante a pós-graduação, alunos brasileiros e alemães intercalam períodos de estudo em Stuttgart e em Curitiba, o que corresponderá a um ano no Brasil e um ano na Alemanha. “Com a certificação internacional, os alunos podem trabalhar e estudar aqui ou lá, o que acrescentará muito ao currículo deles”, explica.

Entre os alunos que iniciam o mestrado esse ano, está a coordenadora dos laboratórios do Senai CIC, Ana Cristina Andrade. Ela acredita que a pós-graduação permite trazer uma nova visão e também tecnologias que são utilizadas em um país mais desenvolvido para o Brasil. Segundo a gerente da unidade Senai CIC, Tânia Rinaldi, o programa visa formar solucionadores dos problemas atuais, com o incentivo do intercâmbio entre culturas e a profissionalização cada vez mais forte. Mais informações sobre o programa de mestrado em www.prppg.ufpr.br