Tecnologias para transformar grandes ideias em realidade na indústria

Estruturas estimulam a criatividade, o compartilhamentos de soluções e fazem nascer o futuro da indústria

Ambientes que estimulam a criatividade e formam redes de compartilhamentos de soluções e conhecimento. Espaços que visam a troca de tecnologias e fazem nascer o futuro da indústria com a transformação de grandes ideias em realidade. Esse cenário já é possível de acontecer em estruturas criadas pelo Sistema Fiep.

O mais recente desses espaços é o FabLab da Indústria, inaugurado no início de agosto, na unidade da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Este é o primeiro e único laboratório de fabricação digital em funcionamento no Paraná. O objetivo é que empresas, profissionais e estudantes utilizem os equipamentos e ferramentas do local com foco na resolução de problemas, no desenvolvimento do pensamento crítico, na criatividade e na inovação. Outra missão é disseminar conceitos da Indústria 4.0 para formar profissionais da indústria do futuro e viabilizar a criação de soluções e produtos baseados no conceito de open design, no qual empresas e comunidade trabalham em parceria.

O FabLab (sigla em inglês de Fabrication Laboratory) faz parte de uma grande rede de laboratórios presentes em diversos países. São mais de mil espalhados pelo mundo. No Brasil, segundo dados do site fablabs.io, existem 40 FabLabs com foco nas demandas regionais. O laboratório é dividido em cinco áreas:  Espaço de Fabricação Digital; Espaço de Eletrônica; Espaço de Software; Espaço de Manufatura e Espaço CNC 4.0.

Educação transformadora

Além desse novo espaço, o Sistema Fiep conta com outros ambientes que têm conceitos e objetivos semelhantes. Eles estão atrelados à educação transformadora e inovadora, aplicadas nas metodologias de suas instituições de ensino. Alunos da rede do Colégio Sesi, que oferta ensino médio em todo o Paraná, contam com o Espaço Maker, que funciona atualmente em Curitiba. Com uma proposta mais acadêmica, o local incentiva novas ideias por meio de aulas em formato de oficinas tecnológicas e clubes de robótica, despertando nos jovens o desejo de fazer diferente no futuro.

Na mesma linha de espaços para o desenvolvimento de grandes ideias, indústrias de pequeno porte que queiram desenvolver protótipos ou contar com uma mentoria para novos projetos encontram no Sistema Fiep o apoio que precisam. É o caso do Laboratório Aberto, instalado nas dependências do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Metalmecânica, de Maringá. Uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Departamento Nacional do Senai e do Sebrae, ele ajuda essas indústrias a inovar.

O laboratório em Maringá foi criado em 2014 e foi o primeiro no país. Atualmente, existem similares em Belo Horizonte (MG), Campina Grande (PB), Dourados (MS), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

Quer saber mais sobre esses espaços?
Veja como entrar em contato com as estruturas do Sistema Fiep:

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR