Sistema Fiep inaugura Fab Lab na unidade CIC com grand prix entre alunos

Dia 1º de agosto o Sistema Fiep inaugurou o Fab Lab da Indústria, um espaço onde alunos, empresas e a comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática projetos e ideias; além de disseminar os conceitos da indústria 4.0 para formar profissionais da indústria do futuro e viabilizar a criação de soluções e produtos baseados […]

Dia 1º de agosto o Sistema Fiep inaugurou o Fab Lab da Indústria, um espaço onde alunos, empresas e a comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática projetos e ideias; além de disseminar os conceitos da indústria 4.0 para formar profissionais da indústria do futuro e viabilizar a criação de soluções e produtos baseados no conceito de open design. “É um ambiente que estimula a criatividade, a inovação e o trabalho colaborativo, com equipamentos e processos flexíveis de fabricação digital para a prototipagem de produtos, funcionando em sinergia com a metodologia de ensino do Colégio Sesi e da Educação Profissional do Senai, que visa desenvolver em nossos alunos a capacidade de transformarem ideias e conceitos em realidade”, afirma Edson Vander Lopes, coordenador do Fab Lab da Indústria.

Durante todo o dia, cinco equipes mistas formadas por alunos do Colégio Sesi, Educação Profissional do Senai e FAE (faculdade convidada), participaram do Grand Prix de Inovação. Eles tiveram que responder ao desafio proposto pelo O Boticário: como utilizar impressão 3D para melhorar produtos e processos da indústria cosmética? Eles tiveram 8 horas para desenvolver suas ideias e os vencedores foram conhecidos no final do dia, na cerimônia oficial de inauguração do Fab Lab da Indústria.

O terceiro lugar ficou com a equipe vermelha, que popôs a impressão de moldes personalizados de sabonetes utilizando a logística reversa; o segundo com a laranja e o molde personalizado de unhas postiças. Já o primeiro lugar ficou com a equipe azul, que criou uma paleta de maquiagem cujo interior é totalmente personalizável. Os troféus foram entregues pelo presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, pelo superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai, José Antonio Fares, e pelo representante de O Boticário, Bruno Sezerban, que chamou a atenção para o alto nível do desafio. “O Sistema Fiep está inaugurando o Fab Lab com um nível muito alto em relação ao mercado, não só em relação aos equipamentos, mas em relação às ideias e às pessoas”, afirmou.

Fares enfatizou a grandiosidade do projeto, que possibilita uma série de arranjos ainda a serem descobertos entre empresas e academia. “O Fab Lab é a educação digital na prática, é inovação, pensamento crítico; uma grande solução para as indústrias.” Campagnolo salientou os três focos do Fab Lab da Indústria: profissional, voltado a projetos inovadores, startups, e indústrias; acadêmico, com a aprendizagem prática, permitindo aos estudantes realizar projetos colocando a mão na massa; e social, com projetos de impacto social e ambiental.

Sobre o Fab Lab da Indústria

Os Fab Labs estão espalhados por dezenas de países – são 1.164 em todo o mundo; 40 no Brasil, segundo dados do site fablabs.io – cada um com foco nas demandas regionais, formando uma grande rede para o compartilhamento de soluções.

O Fab Lab da Indústria está dividido em cinco áreas: Espaço de Fabricação digital (com 5 Impressoras 3D; 1 Cortadora Laser; 1 Router CNC e 1 Cortadora Vinil); Espaço de Eletrônica (com 2 Estações de solda SMD; 2 Estações de testes e medidas; 1 Estação de fabricação de PCIs e 1 Prototipadora de placas CNC); Espaço de Software (com 20 Computadores; 20 kits de desenvolvimento Arduino e 20 kits de desenvolvimento Raspberry pi); Espaço de Manufatura (com 2 Tornos Convencionais; 2 Furadeiras Fresadoras; 1 Lixadeira Circular e Moto Esmeril, Cabine de Pintura e furadeira de bancada) e Espaço CNC 4.0 (com 1 Torno CNC; 1 Centro de Usinagem e 1 Braço Robótico Industrial – em processo de aquisição).

A utilização do Fab Lab da Indústria ocorrerá mediante agendamento e as quartas-feiras, das 14 às 20 horas, acontece o open day, quando qualquer pessoa pode utilizar o Fab Lab da Indústria sem nenhum custo. “Para participar, é preciso vir munido com o material necessário para a execução da ideia e documentar o projeto com os demais participantes, além de agendar o horário”, explica Edson.

Confira os serviços disponibilizados no FabLab da Indústria:

  • Desenvolvimento de produto e modelagem de peças;
  • Reserva de ambientes e equipamentos dos laboratórios;
  • Prototipagem;
  • Treinamento;
  • Suporte a produção de pequenos lotes de produtos;
  • Monitoria de projetos;
  • Organização de eventos relacionados a novas tecnologias;
  • Projeto e criação de espaços Makers.

Serviço:

Fab Lab da Indústria

Rua Senador Accioly Filho, 298.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08 às 21 horas.

Agendamento: (41) 3271-7155 ou edson.lopes@pr.senai.br

Mais informações: sistemafiep.org.br/fablab/

Para mais fotos acesse aqui

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).  As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR