Institucional > FIEP

Diretoria da Fiep visita unidade industrial da Volvo em Curitiba

Reunião mensal da entidade foi realizada nas instalações da multinacional sueca, líder no segmento de caminhões pesados na América Latina

Com o objetivo de se aproximar cada vez mais das indústrias paranaenses, a Fiep realizou, nesta segunda-feira (12), sua reunião mensal de diretoria na sede da Volvo, em Curitiba. Os diretores conheceram a linha de produção da empresa, que é líder no segmento de caminhões pesados na América Latina, e dialogaram com executivos da multinacional sueca.

Confira fotos da visita

Instalada desde o final da década de 1970 na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), em uma área de 1,3 milhão de metros quadrados, a Volvo produz atualmente na fábrica 39 caminhões por dia, além de chassis de ônibus, motores, caixas de câmbio e outros componentes. A produção atende o mercado brasileiro e também de outros países, especialmente Argentina, Chile, Peru e Colômbia.

Apesar de operar atualmente abaixo de sua capacidade instalada por conta da crise econômica, o presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, que recebeu a comitiva da Fiep, disse acreditar na recuperação do país. “A visão de longo prazo da Volvo é que, com certeza, o Brasil tem um futuro promissor”, disse. Tanto que, no início de 2017, a Volvo anunciou investimentos de R$ 1 bilhão na América Latina para os próximos três anos. Boa parte dos recursos será aplicada na fábrica de Curitiba.

Para o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o contato da diretoria da entidade com a empresa foi uma importante oportunidade para que a Federação tenha uma melhor percepção sobre a realidade vivida pela empresa. “Essa troca de informações é importante para definir a atuação da Fiep em busca de maior competitividade para a indústria paranaense”, disse. “E é um orgulho para a Federação ter aqui no Paraná uma empresa como a Volvo, reconhecida por sua qualidade e inovação”, acrescentou.

O vice-presidente de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos do Grupo Volvo América Latina, Carlos Ogliari, também destacou o intercâmbio de informações como o ponto alto do encontro. “É uma troca em que todos ganham. Ao receber os diretores da Fiep, além de mostrar a Volvo, também temos a oportunidade de falar sobre os nossos desafios”, afirmou. “A partir disso, é possível transformar esses desafios em novas pautas para a Fiep trabalhar junto aos diferentes públicos institucionais. Pautas essas que vão agregar valor não somente à Volvo, mas a toda a indústria do Paraná”, completou.

Além de conhecer parte da linha de produção da Volvo, a diretoria da Fiep visitou também o Memorial da Segurança no Transporte, anexo à fábrica. Único espaço dedicado ao tema na América Latina, o memorial promove uma visão sobre segurança desde a pré-história até os dias atuais. O local foi projetado com o objetivo de promover a experimentação, para que o visitante perceba a importância da segurança por meio de atividades lúdicas e interativas. Entre os destaques estão simuladores de “crash test”, de capotagem e de impacto.

About Author