Regionais > Campos Gerais

Atendendo à demanda das empresas, Senai de Ponta Grossa amplia oferta de vagas dos cursos de aprendizagem

Necessidade vem de encontro à dificuldade de recrutar jovens qualificados

No dia 25 de maio a unidade do Senai de Ponta Grossa estará de portas abertas para receber as empresas interessadas em contratar jovens de 14 a 22 anos.  Devido à obrigatoriedade legal que muitas empresas têm de recrutar aprendizes, a unidade ampliou a oferta de vagas para este ano. “Comumente as empresas reclamam que quem está iniciando no mercado de trabalho não possui qualificação, por isso, estamos ampliando a oferta de vagas nos cursos de aprendizagem”, afirma Thaiane Domingues, coordenadora de educação profissional da unidade Senai de Ponta Grossa.

As empresas interessadas devem encaminhar os jovens que serão contratados a unidade do Senai – a seleção fica a cargo de cada instituição, para que assim opte por colaboradores com perfil adequado à sua realidade –, para que cursem um dos 46 cursos de aprendizagem industrial disponíveis no portfólio. Com duração que varia de um a dois anos (mínimo de 400 horas), o período dos cursos coincide com o de contrato de trabalho com a empresa. Para as corporações impossibilitadas de fazer a seleção dos aprendizes, o Senai aplica uma prova para ajudar no recrutamento.

Entre as vantagens de se contratar um aprendiz, Thaiane aponta justamente a inexperiência. “O trabalhador chega sem vícios na empresa, que tem a possibilidade de formá-lo dentro da cultura da instituição e sensibilizá-lo para continuar se qualificando para a indústria”, diz. “Além disso, não se pode descartar a importância do desenvolvimento humano que as empresas promovem ao contratar jovens, o que beneficia toda a sociedade.”

Serviço:

Senai – Unidade Ponta Grossa

Rua Dr. Joaquim de Paula Xavier, 1.050, Vila Estrela.

Tel.: 42 | 3219-4900

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).  As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, além de capacitação executiva.

About Author