Passaporte internacional para a indústria

Atuação no mercado internacional surge como oportunidade para empresas que já têm maturidade comercial e que queiram expandir os seus negócios

Apresentar novos caminhos para o crescimento das indústrias e apoia-las para que alcancem sucesso é umas das premissas do trabalho do Sistema Fiep. Nesse contexto, a atuação no mercado internacional surge como uma oportunidade para empresas que já têm maturidade comercial e que queiram expandir os seus negócios.

Para vender a outros países, é preciso ter conhecimento específico para uma atuação segura e bem-sucedida. As transações costumam ser em dólar, o que faz com que as oscilações cambiais interfiram na precificação do produto. Há algumas certificações específicas exigidas, dependendo do país ou bloco econômico. Além disso, diferenças culturais e, mais importante, a capacidade de honrar contratos, são requisitos mínimos para obter sucesso em qualquer negociação.

Para dar suporte ao processo de internacionalização das empresas, o Sistema Fiep oferece soluções por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-PR). Desde a capacitação até a emissão de documentos de origem, a indústria paranaense conta com esse importante suporte.

É preciso estar preparado
Antes de tomar a decisão de atuar no mercado mundial, é preciso que a indústria passe por uma preparação, adequando, se necessário, a capacidade de produção e treinando seus profissionais. Pensando nisso, o Sistema Fiep oferece um ambiente de aprendizagem intensivo e permanente sobre temas relacionados ao comércio externo. Capacitações com profissionais experientes são realizadas mensalmente. Os temas abordados vão desde a precificação até a operação de sistemas específicos que envolvem as transações internacionais.

Networking e boas práticas
A troca de experiência também é um dos focos de atuação do CIN-PR. Por isso, além dos treinamentos, eventos com profissionais e empresas quem têm sucesso no mercado global são promovidos. Nesta quinta-feira (27) acontece, em Curitiba, um desses eventos: o IV Seminário “O Comércio Exterior e a Indústria”. Gratuito, o seminário reúne profissionais para discutir as oportunidades no mercado mundial e também é um momento de networking.

Está confirmado para o evento o auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Neander Pereira, que irá falar sobre o Operador Econômico Autorizado (OEA). O gerente de Customers Solutions da Festo, José Folha Mós Neto, contará como a empresa se tornou um case de sucesso de Indústria 4.0. Já a economista e coordenadora do curso de Relações Internacionais da Unicuritiba, Patricia Tendolini, abordará as perspectivas econômicas para o comércio exterior. Além disso, o cônsul geral da Argentina em Curitiba, Pedro Marotta, trará as perspectivas de comércio bilateral entre seu país e o Brasil.

Explorar o mercado para obter sucesso
Para que as indústrias que ainda não exportaram possam conhecer as oportunidades de negócio pessoalmente, o CIN-PR promove também missões empresarias para as principais feiras que acontecem no mundo.

O Centro Internacional de Negócios do Sistema Fiep também elabora estudos e perfis de mercado que ajudam o empresário na tomada de decisões e emite alguns documentos aduaneiros essenciais para a entrada nos mercados externos.

CIN – Centro Internacional de Negócios do Paraná
– CAPACITAR: aprendizagem intensiva.
– HABILITAR: documentos essenciais.
– INTERNACIONALIZAR: oportunidades, suporte e expansão.

Saiba mais em: fiepr.org.br/cinpr

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR