Doenças Crônicas são responsáveis por mortes prematuras

Sesi no Paraná oferece consultoria interdisciplinar em prevenção e educação para a saúde para que indústrias protejam seus trabalhadores

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são responsáveis por 63% das mortes prematuras ocorridas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Estima-se ainda que no Brasil, até 2030, as perdas totalizem 8,7% do PIB em decorrência dos casos de absenteísmo, presenteísmo e aposentadoria precoce, causados por doenças crônicas.

Esses índices evidenciam motivos para preocupações no Dia Mundial da Saúde, lembrado em 7 de abril. Como uma maneira de alertar para esses dados, o Sesi no Paraná destaca as atividades de promoção da saúde, por meio de uma consultoria interdisciplinar do eixo de Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, do Programa Cuide-se +. Embora o eixo tenha sido lançado recentemente com o objetivo de estimular os trabalhadores a melhorar os hábitos de vida e promover reflexos nos indicadores de saúde e produtividade, o programa é desenvolvido desde 2013.

Segundo Aline Lima, coordenadora técnica de Negócios do Sesi, “quando a indústria investe em seu trabalhador, cria uma relação de respeito e valorização, estabelecendo também uma parceria que destaca o papel fundamental do colaborador para o crescimento da indústria”.

Aline explica que as DCNT são resultado de diversos fatores, determinantes sociais e condicionantes, além de causas de risco individuais como tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física e alimentação não saudável”. E acrescenta que, quando se fala em DCNT, é preciso levar em conta toda a implicação que tais fatores têm na saúde do trabalhador da indústria e o quanto podem interferir na produtividade o número de atestados médicos, afastamentos, presenteísmo, absenteísmo e o desempenho das empresas.

“Com colaboradores mais saudáveis e aptos a exercerem suas funções, com certeza melhores indicadores serão alcançados. A partir desse cenário verifica-se a real importância da conscientização por parte dos trabalhadores à adoção de um estilo de vida saudável, que engloba o hábito de práticas físicas e alimentação equilibrada”, conclui.

O programa Cuide-se + contempla também os eixos Prevenção do Câncer; Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas; Alimentação Saudável; Estímulo a Atividades Físicas; Saúde Mental; Prevenção de Acidentes de Trabalho; e Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Oferecendo consultoria para as indústrias, o programa vem alcançando bons resultados. No eixo de Prevenção de Doenças Crônicas, desenvolvido de maneira piloto na CAW, uma empresa de Campo Largo que presta consultoria em projetos e construção de torres para telefonia celular, dez colaboradores participaram de reuniões semanais de uma hora de duração por três meses, no ano passado. Juntos, conseguiram emagrecer 56 quilos apenas no primeiro mês de realização do programa.

Para Rosana Viana, enfermeira do trabalho na empresa, os resultados foram muito satisfatórios. “Todos os colaboradores que participaram do programa declararam que a mudança foi muito positiva”, afirma.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR