Institucional > FIEP

Ministro Gilmar Mendes vem ao Paraná para lançamento do Vote Bem

Presidente do TSE dará palestra no dia 22, na primeira ação do movimento de conscientização política promovido pela Fiep e mais de 30 instituições parceiras

Com foco nas eleições municipais de 2016, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e mais de 30 instituições parceiras lançam oficialmente, no próximo dia 22, o movimento Vote Bem. O lançamento será marcado por uma palestra do ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir das 19 horas, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. Ele falará sobre o tema “Defeitos e virtudes do atual processo eleitoral”. Antes, às 17h30, haverá uma apresentação sobre o movimento para a imprensa e convidados, com presença de representantes das entidades parceiras. As inscrições para a palestra são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.

Iniciativa apartidária, o Vote Bem é um movimento de conscientização política que busca estimular a reflexão sobre o voto responsável. Seu objetivo é mobilizar a sociedade sobre a importância de votar de maneira criteriosa, com o máximo de informação possível. Destaca também a necessidade de cada cidadão acompanhar a atuação dos eleitos, por meio do monitoramento de suas ações e de indicadores do município, além da cobrança por uma eficiente aplicação dos recursos públicos. Os principais canais de divulgação da campanha são o portal www.votebem.org.br e as redes sociais, que irão disseminar informações relacionadas ao processo eleitoral, ao funcionamento das instituições públicas, aos políticos e a como fiscalizá-los.

Para o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o voto é a principal ferramenta que o cidadão tem em mãos em uma democracia para influenciar nos rumos de sua cidade, seu estado ou seu país. “É pelo voto que escolhemos aqueles que vão representar nossos interesses nos poderes Executivo e Legislativo. É fundamental que o eleitor vote de forma consciente, escolhendo candidatos realmente comprometidos com os anseios da comunidade”, diz. “E além de votar bem, todas as pessoas devem participar mais ativamente da vida política, acompanhando os mandatos dos eleitos, fiscalizando suas ações e cobrando uma gestão pública ética e eficiente”, completa.

Para impulsionar a campanha, todos os conteúdos e peças de divulgação poderão ser utilizados por qualquer pessoa ou instituição interessada em contribuir com o movimento. Em seu lançamento, o Vote Bem já conta com mais de 30 instituições parceiras, incluindo entidades representativas do setor produtivo e de classe, universidades, entidades religiosas e instituições públicas. Inúmeras outras organizações paranaenses também estão sendo convidadas e ainda podem aderir.

SERVIÇO: Lançamento do Vote Bem – Palestra com Gilmar Mendes

Data: 22/07 (sexta-feira)
Horário: 19 horas (com apresentação para imprensa e convidados às 17h30)
Local: Campus da Indústria do Sistema Fiep
Endereço: Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico – Curitiba

Inscrições para a palestra: www.fiepr.org.br

About Author