Editorias Fiep > Inovação

Paraná aprova 11 propostas no Edital Senai/Sesi Inovação

Das propostas aprovadas, sete foram elaboradas por empresas paranaenses em parceria com o Senai e quatro em parceria com o Sesi. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (22)

O Paraná aprovou 11 projetos no Edital Senai/Sesi Inovação 2011. Das 98 propostas aprovadas de todo o Brasil, 11 foram elaboradas por empresas paranaenses em parceria com o Senai e o Sesi Paraná. O resultado foi divulgado sexta-feira (22), pelo Departamento Nacional do Senai. Os trabalhos apresentam inovações em produtos, processos, serviços e tecnologias sociais.

O edital é uma iniciativa do Senai e o Sesi Nacional, e é dirigido às empresas que desejam desenvolver e implementar um projeto inovador, que gere novos negócios, promova a melhoria na produtividade ou impacte positivamente nas condições de trabalho e qualidade de vida dos seus trabalhadores, em parceria com unidades do Senai e do Sesi.

Neste ano, o Paraná submeteu 27 propostas. Das aprovadas, sete são com o apoio do Senai e quatro com a parceria do Sesi. Há projetos de diversas cidades do Estado, como Curitiba, São José dos Pinhais, Rio Negro, Arapongas, Londrina e Maringá.

“O Senai vem acompanhando a evolução da indústria e investindo em programas e serviços que ajudam as empresas paranaenses a usar a inovação como ferramenta para elevar a competitividade”, diz o diretor regional do Senai-PR, João Barreto Lopes

As empresas com projetos em parceria com o Senai Paraná são a Kraft Foods do Brasil; Sanex Comércio e Indústria Veterinária; Madeplast; Schwanzer – Tecnologia em Plástico Reforçado; Colibri Indústria e Comércio de Móveis; MGL Mecânica de Precisão; e Cimflex Indústria e Comércio de Plásticos.

Inovação social – Este foi o terceiro ano que o Sesi participou do Edital de Inovação. A entidade fomenta projetos de inovação social entre as empresas. No Paraná, o Sesi tem como parceiras, nos quatro projetos aprovados, as indústrias PepsiCo do Brasil; Mennopar Indústria Plástico; BRF Sadia; e Móveis Estrela.

Na opinião do diretor superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares, o bom desempenho do Paraná mostra que as lideranças do Sistema Fiep estão sensibilizadas e estimulam a inovação no ambiente de trabalho e nas indústrias. “A inovação está bem desenvolvida. Temos um ambiente de trabalho voltado para a melhoria continua. Inovar está dentro dos processos desenvolvidos pelo Sesi”, diz Fares.

Os projetos começam a ser desenvolvidos em outubro deste ano. A execução será monitorada pelos departamentos nacionais das duas entidades.

About Author