Projetos e Eventos > Colégio SESI

Colégio Sesi Ensino Médio conquista cinco prêmios

Foram premiados projetos de alunos e professores de Irati, CIC, Arapongas, Londrina e Apucarana

clique para ampliar A professora Márcia Amélia Doniak, de Irati, primeiro lugar na categoria Docente/Serviço (Foto: Gilson Abreu/Marcelo Hora)

O Colégio Sesi de Ensino Médio teve cinco projetos premiados no concurso da Mostra Inova 2009. Desenvolvidos por alunos e professores das unidades de Irati, CIC, Arapongas, Londrina e Apucarana, eles foram premiados na noite de quinta-feira (02), em solenidade realizada no Senai Londrina, dentro da programação da Olimpíada do Conhecimento. A escola de ensino médio do Sesi arrebatou também o primeiro lugar apontado pelo júri popular, que escolheu o projeto da manta térmica, do Colégio Sesi de Londrina.

Ao todo, foram premiados 18 dos 45 projetos participantes da Mostra Inova neste ano. Promovido pelo Senai Paraná, o concurso busca estimular nos alunos e professores a criatividade, inovação, empreendedorismo e comprometimento social de professores e alunos das entidades. Neste ano, a Mostra Inova teve a participação de 45 projetos inovadores em produto, processos e serviços. Eles foram apresentados em exposição realizada dentro da Olimpíada do Conhecimento, nesta semana, em Londrina.

Na categoria Docente/Serviço, os três primeiros lugares foram arrebatados pelo Colégio Sesi. “O prêmio representa a vitória de uma idéia”, disse a professora Márcia Amélia Doniak, do Colégio Sesi de Ensino Médio, de Irati. Ela tirou o primeiro lugar na categoria Docente/Serviço, com o projeto Re-Unir. Márcia desenvolveu “lâminas” feitas com filtros usados de café que podem ser usadas como elemento decorativo em móveis, em artes gráficas e papelarias.

O foco do projeto é criar oportunidade de renda para pessoas, principalmente mulheres com filhos, que não podem sair de casa para trabalhar. “Espero que as pessoas possam ver a importância social deste tipo de iniciativa”, disse ela, que chorou de emoção com o anúncio do prêmio.

clique para ampliar Professor Ronald Pereira, da CIC, premiado com o projeto Lixo: trabalho, renda e cidadania (Foto: Gilson Abreu/Marcelo Hora)

O segundo lugar ficou com o projeto “Lixo: trabalho, renda e Cidadania”, desenvolvido pelos professores do Colégio Sesi CIC Ronald Pereira, Arão Coimbra da Costa, Joelson Hilário, Ricardo Vieira dos Santos e Antônio Pereira de Macedo.

O projeto surgiu de uma Oficina de Aprendizagem com o tema inserção social, ministrada no ano passado. Dentro das atividades, os alunos visitaram a Cooperativa de Catadores de Papel Mutirão, de Curitiba, e levantaram as necessidades das famílias e as dificuldades para o transporte do material coletado.

Com base neste trabalho, o grupo de professores desenvolveu um novo carrinho, que garante mais segurança e conforto dos trabalhadores. Para aumentar o equilíbrio do veículo, as rodas foram deslocadas para traz e foi colocada mais uma pequena roda na frente.

O veículo ganhou abertura traseira (com porta basculante, que facilita a retirada do material), hastes reguláveis (que permitem aumentar a carga) e mais um dispositivo que permite a colocação de abrigos para dias de chuva. “O Sindimetal-PR divulgou o projeto junto às metalúrgicas e a Magius, de São José dos Pinhais, fabricou o produto, como ação de responsabilidade social”, contou o professor Ronald Pereira.

clique para ampliar Professora Ana Paula Conchon, do projeto de um novo processo de compostagem para obtenção de adubo orgânico (Foto: Gilson Abreu/Marcelo Hora)

O terceiro premiado nesta categoria é o do Novo processo de compostagem para obtenção de adubo orgânico, desenvolvido pelo Colégio Sesi de Arapongas. A professora Ana Paula Conchon, junto com alunos do segundo ano, desenvolveu um processo de compostagem em caixas vazadas (com abertura), permitindo a entrada de ar e, consequentemente, eliminando o mau cheiro na fase de decomposição do material orgânico.

Segundo a professora, o odor é o que mais desestimula os restaurantes, bares e até mesmo famílias a utilizarem restos de frutas, legumes e alimentos (menos carne) para produção de adubo orgânico. “O novo processo elimina essa dificuldade e, portanto, estimula o reaproveitamento dos resíduos”, disse ela.

clique para ampliar Paulo Fernando da Silva, da equipe de alunos que desenvolveu o projeto de melhoria no trânsito (Foto: Gilson Abreu/Marcelo Hora)

Alunos – “Cidade em Movimento, trânsito nem sempre” é o projeto desenvolvido por alunos do Colégio Sesi de Apucarana, premiado como segundo lugar na categoria Aluno/Movimento. Participam do projeto os alunos Paulo Fernando da Silva, Isabela Rodrigues, Rafael Abreu e Mahara Neves.

A equipe propõe um conjunto de medidas para ampliar a segurança no trânsito urbano. Envolve a melhor organização do trânsito, através de barreiras físicas (canteiros e muretas), sinalização e controle de fluxo de veículos através de sensores de metal, além de melhoria na calçada, guias rebaixadas, fiação subterrânea e lixeiras ecológicas.

Para apresentar o projeto na Mostra Inova, a equipe confeccionou maquete que reproduz com fidelidade a Avenida Minas Gerais, uma das mais movimentadas e perigosas de Apucarana, com todo o comércio, escolas e equipamentos localizados na via.

clique para ampliar Equipe de Londrina, vencedor na seleção do júri popular (Foto: Gilson Abreu/Marcelo Hora)

Vencedor do júri popular – O projeto da “Manta Térmica”, do Colégio Sesi Londrina foi o grande vencedor na avaliação do júri popular, conquistando também o terceiro lugar na categoria Aluno/Produto. Já vencedor de outros prêmios, inclusive de âmbito nacional, o projeto utiliza caixas de leite longa vida para produção de manta capaz de minimizar temperaturas extremas dentro dos ambientes.

O produto é aplicado em residência de famílias de baixa renda, aumentando o conforto das pessoas. Os alunos vencedores, Gabriel Yuji, Leonardo Berdendo e Nabila Haddad, atribuem a vitória à aplicabilidade do produto. “Além de útil, é prático, pode ser usados em vários ambientes”, contaram os estudantes.

Todos os projetos premiados estão no site: www.pr.senai.br/olimpiada

About Author