Institucional > IEL

Sindicatos conhecem produtos ofertados pelo IEL Paraná

Intenção é conhecer as demandas e apresentar soluções para melhorar a competitividade das entidades

 

clique para ampliar clique para ampliarRodrigo Weber, superintendente do IEL, apresenta produtos da entidade para representantes dos sindicatos (Foto: Gilson Abreu)

Com a intenção de apresentar aos sindicatos filiados ao Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná os produtos disponíveis que podem auxiliam a gestão sindical, o IEL promoveu um encontro com representantes de onze sindicatos industriais, dos mais variados setores, nesta quarta-feira (20), em Curitiba.

“Queremos nos aproximar dos sindicatos para conhecer suas demandas e poder apresentar soluções que podem agregar valor na gestão, por meio dos nossos produtos”, informou Rodrigo Weber, superintendente do IEL. De acordo com ele, os sindicatos e empresas associadas passam a ter um diferencial no mercado quando se tornam parceiros do IEL. “Os produtos e serviços do IEL proporcionam profissionais mais preparados, maior poder de negociação, planejamento estratégico e aperfeiçoamento na gestão empresarial”, explicou Weber.

Durante o encontro, foram apresentados alguns produtos que o IEL oferece, como o Programa de Qualificação de Fornecedores – que visa a redução de custos, melhoria de qualidade, modernização na gestão e novos negócios; o Programa de Capacitação Empresarial, que acontece por meio de cursos de curta e média duração, customizados e/ou In Company; e o Programa de Inserção de Mestres e Doutores, que visa agregar talentos e pesquisadores nas empresas para desenvolver novos produtos e processos.

“Além destes produtos, o IEL oferece consultorias, inserção e administração de estagiários, trainees e líderes, utilizando ferramentas inovadores, como Tallentum e Mapas Mentais e conta com a parceria de centenas de instituições de ensino e bancos de talentos”, lembrou Weber.  

“O IEL já mostrou que é um grande parceiro na seleção e administração de talentos e agora utiliza toda sua experiência de mais de 40 anos no mercado para nos proporcionar apoio por meio de novos produtos e ferramentas. Acredito que com a parceria do IEL nosso setor ficará mais preparado e competitivo”, afirmou Biratã Giacomoni, presidente do Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação, Operação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações do Paraná (Siitep).

Lucio Bandeira, executivo do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná (Sinpacel), também acredita que os produtos ofertados pelo IEL podem colaborar com o desenvolvimento da entidade e empresas associadas. “As propostas do IEL não são isoladas, os produtos ofertados se complementam. Achei bem interessando o PQF e a inserção de mestres e doutores, para desenvolverem soluções para o nosso setor e na preservação do meio ambiente”, revelou Bandeira. 

“Estamos em constante busca de soluções, do rumo certo para o nosso setor, e o IEL pode nos ajudar por meio dos produtos que oferta na área de gestão e inovação”, afirmou Ícaro Fiechter, diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), destacando a importância da parceria dos sindicatos com o IEL para alavancar a competitividade da indústria do Paraná.

Case de sucesso – Os produtos ofertados pelo IEL Paraná já estão dando resultados para alguns sindicatos. É o caso do Sindicato das Indústrias de Cal do Paraná (Sindical) que formou na última terça-feira (19), 27 alunos no Curso de Capacitação Empresarial em Liderança e Gestão do IEL. Com início em maio de 2009, o curso preparou os alunos – todos representantes de empresas associadas ao Sindical – para a condução das empresas de forma competitiva e adequada ao ambiente de negócios atual.

 “O curso nos proporcionou informações na área de gestão, finanças, marketing, logística, custos, entre outras, e nos incentivou a pensar e realizar alianças e parcerias para o desenvolvimento e fortalecimento do setor”, relatou Fábio Pini, Secretario Executivo do Sindical e participante do curso.

Soraya Tosin, proprietária da Maiscal Indústria e Comercio de Cal Ltda., também já colocou em prática o que aprendeu durante o curso. “Estou organizando minha empresa, tomando cuidado com as leis, fazendo uso de pesquisas e incentivando a relação entre as pessoas”, contou a empresária.

Para encerrar o curso, Silvestri Labiack Junior, professor de Empreendedorismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Utfpr), ministrou a palestra “Empreender, cooperar e inovar para vencer”, na qual destacou a importância das alianças para o sucesso empresarial. 

About Author