Institucional > FIEP

Maringá

Moradores do bairro Ney Braga celebram pacto pelo desenvolvimento


Moradores do bairro Ney Braga celebram pacto pelo desenvolvimento

Evento terá a presença de vereadores, representantes do executivo municipal, líderes empresariais e do analista político Augusto de Franco

Moradores do bairro Ney Braga, de Maringá, celebram, nesta quinta-feira (11), às 20 horas, o pacto pelo desenvolvimento local, estabelecido pela própria comunidade. O evento é uma das etapas de implantação do Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná, uma idéia lançada pela Rede de Participação Política, que propõe o desafio aos cidadãos paranaenses de alavancar o progresso de suas regiões.

O pacto será a oportunidade de apresentar as propostas para toda a comunidade, ao poder público e aos empresários e facilitar a articulação e colaboração entre os três segmentos para a execução do projeto.

O bairro Ney Braga está localizado na zona 43, região noroeste de Maringá. De acordo com dados da Coordenadoria de Geoprocessamento da prefeitura, o bairro foi fundado em 1979 e hoje tem aproximadamente 4.300 habitantes. “A expectativa é que o projeto se difunda e se espalhe para as outras comunidades. O fundamental é engajar a comunidade local para que esse embrião cresça”, afirma o presidente da associação dos moradores, Nivaldo Agda.

Diversas comunidades no Estado já começaram a trabalhar com o propósito de elaborar uma agenda de ações para 2009. “Se nós não fizermos, o futuro que vai chegar não vai ser aquele que nós queremos. Mais importante que os recursos financeiros são os recursos sociais. É o nosso capital social. É a capacidade que nós temos de nos entender, liderar um tipo de ação positiva a partir da cooperação de todos nós. Esse é o combustível principal do desenvolvimento local. Onde a comunidade coopera há desenvolvimento, onde ela não coopera, não há”, diz o analista político Augusto de Franco.

A exemplo de Maringá, Ponta Grossa, nas Vilas Santana, Barreto e Paraíso, Londrina, na Vila Recreio – que celebrará o pacto pelo desenvolvimento nesta sexta-feira (12) –, e Curitiba, no Jardim Santos Andrade, já iniciaram a implantação de projetos pilotos. A cada trabalho surgem novas comunidades interessadas em buscar melhorias para seus bairros. Outras cidades vão iniciar os projetos no ano que vem.  “O desenvolvimento conta com uma força muito importante, que é o voluntariado. O desenvolvimento não acontece com o dinheiro, é o desenvolvimento que produz o dinheiro. Não é a distribuição, é a geração de riqueza que depende da atividade humana. Todo lugar que a população espera por desenvolvimento é um lugar extremamente pobre. Qualquer ação que nós fazemos gera desenvolvimento. Se nós não resolvermos, ninguém vai resolver. Não é o governo que faz o lugar se desenvolver, quem faz são as pessoas”, finaliza Franco.

Além do coordenador regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em Maringá, Paulo Meneguetti, e do consultor da Rede de Participação Política e analista político, Augusto de Franco, estão confirmadas as presenças do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Shinji Gohara, e dos vereadores Altamir Antônio dos Santos (PR), Flávio Vicente (PSDB) e Mário Verri (PT).

O pacto pelo desenvolvimento local será assinado pela Associação Kairós (Rua Gralha Azul, s/n, conjunto Hortência I).

Rede – A Rede é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). Apartidária, a Rede visa a aglutinar forças da sociedade em torno da construção de um projeto de aprimoramento da maneira de fazer política no Brasil. O principal instrumento é o site www.redeempresarial.org.br que é um grande fórum virtual e serve de espaço democrático para discussões e proposições de mudanças entre a sociedade e o Estado. Lançada em abril de 2006 pela Fiep, durante o Congresso Paranaense da Indústria, já conta com cerca de 5 mil cadastrados, espalhados por 25 estados brasileiros.
 

Serviço:
Pacto pelo desenvolvimento local no bairro Ney Braga
Data: 11/12/2208
Horário: 20 horas
Local: Associação Kairós
Endereço: Rua Gralha Azul, s/n, conjunto Hortência I
Contato: Élcia Nascimento – Fiep – (44) 3218-5687

 

About Author