Institucional > FIEP

Seminário

Rocha Loures debate a Reforma Política no CDES

Rocha Loures debate a Reforma Política no CDES


O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, preside nesta quinta-feira (14/06), em Brasília, o painel “Aperfeiçoamento da Democracia Representativa” durante o Seminário Reforma Política, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da presidência da República (CDES).

Participam da mesa de discussão o ministro Nelson Jobim, ex-presidente do Superior Tribunal Federal, o professor Renato Janine Ribeiro, da USP, Rodrigo Collaço, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, e o professor e articulista Fernando Abrúcio, da Fundação Getúlio Vargas. “A democracia representativa do Brasil ainda é uma obra inacabada. Falta fortalecer a relação entre o cidadão, os eleitos para representá-lo e o Estado. A percepção generalizada é de que ainda somos sub-representados. Por isso, a reforma política tem que ser mais ampla do que a que está em discussão”, afirma o presidente da Fiep.

Loures é defensor da reforma política e desde 2005 promove debates sobre o tema na Fiep, entendendo que a sociedade tem o direito de participar deste processo. “A reforma política é de importância capital para o País e merece total atenção da sociedade. Não podemos permitir que as discussões fiquem circunscritas ao campo político. Só assim evitaremos que as conveniências e interesses corporativos possam sobrepor-se às necessidades nacionais”, afirma. “De forma abrangente, precisamos promover uma verdadeira reforma da política brasileira”.

No ano passado, a Fiep e a Faciap patrocinaram a criação da Rede de Participação Política do Empresariado. Hoje, mais de quatro mil pessoas, de 24 estados, interagem por meio do site www.redeempresarial.org.br em diálogos a respeito da política brasileira. Nos últimos dias o tema central do debate é a reforma política.

About Author