Institucional > FIEP

MBA Indústria

Curso será aberto com painel sobre desafios estratégicos da globalização

Curso será aberto com painel sobre desafios estratégicos da globalização

Com a maioria dos participantes composta por profissionais da indústria, o MBA Indústria, feito pela indústria e para a indústria inicia no próximo dia 31 de maio

No próximo dia 31 de maio começa a primeira especialização do mercado formatada especialmente para a indústria. É o MBA Indústria – Especialização em Gestão com Ênfase em Empresas Industriais, lançado em abril pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Universidade da Indústria (Unindus). O programa faz parte do Projeto de Capacitação de Talentos em Gestão para a Indústria, que o Sistema Fiep está desenvolvendo, através da Unindus – que é o braço de educação corporativa da entidade. A proposta é levar formação específica para o setor produtivo.

O curso será iniciado com o painel “Tendências e Desafios Estratégicos para a Indústria Brasileira no Mundo Globalizado”, que abre o eixo temático Gestão Estratégica, o primeiro dos três que compõem o conteúdo da especialização. Os outros dois são: Gestão e Desenvolvimento de pessoas e Gestão de Operações Industriais. Cada eixo temático traz as disciplinas que tratam de assuntos ligados diretamente à realidade industrial.

Um dos participantes do painel é Antonio Corrêa Lacerda, economista-chefe da Siemens e professor-doutor de economia da PUCSP. Durante o painel, Lacerda abordará os desafios que a indústria do Brasil enfrenta com a globalização e o seu posicionamento no mercado nacional. Segundo ele, apesar das dificuldades como juros altos e taxas cambiais flutuantes, a indústria do País consegue apresentar vantagens competitivas.  “Esse tema é fundamental para os empresários do setor industrial, pois dará as bases para um posicionamento estratégico dentro da empresa, e também no ambiente externo”, afirma Lacerda.

O empresário Antonio Luiz Cyrino de Sá, presidente da Britanite, de Quatro Barras (PR), também vai participar do primeiro painel do MBA Indústria. Para ele, a globalização é progressiva e acontece independentemente de o empresário querer ou não. Por isso, segundo ele, esse fenômeno mundial deve ser aproveitado como fonte de oportunidade de negócios. “O empresário tem que entender a dinâmica dos negócios frente à globalização. Deve saber que a tomada de decisões deve ser rápida, redobrar a atenção aos riscos iminentes das negociações e, por fim, é imprescindível conhecer quem são seus concorrentes”, pondera.

Cyrino de Sá diz que, neste sentido, o MBA terá um papel importante na formação de competências. “A empresa brasileira tem que se preparar para competir, atualizar tecnologias, mas, principalmente, ter pessoas capazes de lidar com estratégias para a globalização. Nesse quesito a especialização dará aos alunos a visão para competir no mundo globalizado, além de conceitos de ética e adaptabilidade. É um pré-requisito para quem quer ser um grande executivo”,conclui.

Sob medida – Diferente de todos os cursos similares existentes no mercado, o programa teve o conteúdo desenvolvido com base em opiniões obtidas nas oficinas realizadas em 2006, que reuniram 82 profissionais de 54 empresas, representantes da Unindus e da academia.

O objetivo foi analisar as opiniões e trocar idéias com as principais instituições de ensino superior do Estado, com reconhecida atuação em pesquisa e pós-graduação. Participam do MBA Indústria através de Acordo de Cooperação assinado com o Sistema Fiep a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A coordenação operacional do curso será feita pela Unindus e a validação acadêmica pela PUCPR.



About Author