Negócios com a Índia

Encontro debate oportunidades para empresários brasileiros

Encontro debate oportunidades para empresários brasileiros


O evento trouxe a Curitiba o representante da India Trade Promotion Organization


O representante no Brasil da India Trade Promotion Organization, (ITPO), Vijayiender Kumar, participou nesta quarta-feira (20) do evento Por que fazer negócios com a Índia – Aspectos legais e comerciais, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Centro Internacional de Negócios (CIN), em parceria com a DBA Advocacia & Consultoria Jurídica.

Realizado no Cietep, com a presença de mais de 50 empresários, o encontro foi aberto pelo vice-presidente da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Comércio Exterior, Ardisson Naim Akel. O CIN falou sobre o programa Invest Paraná, destinado a informar e auxiliar empresários e investidores interessados em expandir seus negócios e investir no Estado. David Bessa Alves, representante da DBA Advocacia & Consultoria Jurídica apresentou o painel Planejando a entrada no mercado indiano – Aspectos legais e comercias.

Na sua palestra, Vijayiender Kumar expôs aos empresários os serviços prestados pela ITPO para os países que exportam para o seu país. A Índia Trade organiza e estabelece contatos; agenda reuniões entre exportadores e importadores; organiza promoções em lojas de departamentos; fornece assistência para joint ventures e promoção de investimentos; auxilia empresas a se adequarem às normas técnicas indianas e vice-versa; organiza missões empresariais, seminários e workshops e mobiliza entidades governamentais para formação de parcerias e oportunidades de investimentos.

Em 2005, o Paraná foi o segundo estado brasileiro que mais exportou para a Índia, representando quase 12% do total das exportações brasileiras para aquele País. Os principais produtos exportados foram óleo de soja, açúcar de cana, bombas e injetores de combustível para motor Diesel, álcool etílico, partes de bombas para líquidos, obras de ferro ou aço e fios de seda.

Em setembro, Kumar participou do 1º Encontro Empresarial IBAS, realizado em Brasília, quando assinou acordos em setores estratégicos, como Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Infra-estrutura, Energia, Serviços Bancários e Financiamento, Agroindústria, Transportes e Tecnologia de Informação e Telecomunicações.

Feira Internacional – Ligada ao Ministério do Comércio da Índia, a ITPO é responsável pela promoção comercial das empresas indianas. Kumar destacou a importância da participação do empresariado paranaense na India International Trade Fair (Feira Internacional de Comércio da Índia), segunda maior feira industrial e comercial da Ásia, que este ano será realizada entre os dia 14 e 27 de novembro, em Nova Deli, na Índia.

Com PIB entre 7% e 8% ao ano, a Índia é a segunda economia que mais cresce no mundo, ficando somente atrás da China. Os serviços foram a atividade mais potente, compondo 56% do PIB. A agricultura e a indústria participam com 22% cada um.

O país possui desoneração tarifária constante, em média de 32%, com previsão de queda. Em 2004, a Índia assinou o Acordo de Comércio Preferencial entre Mercosul e Índia, estabelecendo disciplinas de comércio e preferências tarifárias fixas entre as partes (entre 10 e 20% – 100% para alguns produtos).

O acordo contém uma lista de produtos ofertados pelo Mercosul à Índia, com as respectivas margens de preferência, e uma lista com os produtos concedidos pela Índia ao Mercosul com preferência tarifária, totalizando o incentivo a 900 produtos.

A fim de aumentar a competitividade dos produtos indianos nos mercados internacionais, a Índia concede isenção através de Drawback, reembolso do imposto pago na importação de diversos produtos.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR