Institucional > FIEP

Nós Podemos Paraná

Surgem as primeiras propostas para o projeto Metas do Milênio

Surgem as primeiras propostas para o projeto Metas do Milênio

Universalização da educação através de cursos técnicos e superiores. Participação efetiva da mulher em todas as esferas da sociedade em igualdade de condições. Mobilização das equipes de saúde e formação de grupos de acompanhamento da família e da gestante. Implantação de comitês de mortalidade materna e infantil. Trabalho em parceria com as pastorais. Apoio do governo a pequenas empresas. Essas foram as principais ações propostas pelos participantes do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo nos primeiros cinco encontros do evento, proposta do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e realizado pelo Sistema Fiep e Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), programa do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD).

Até o início de junho, serão realizados 17 encontros em regiões estratégicas do Estado para propor ações que possibilitem ao Paraná cumprir os Objetivos da ONU até 2010, antes do prazo estabelecido de 2015. Os primeiros eventos foram realizados em Piên (04/05), região sudeste do Estado, Araucária e Rio Branco do Sul (09/05) e Piraquara e Irati (11/05) e reuniram cerca de 1200 participantes entre lideranças políticas, empresariais, estudantes e comunidade em geral.

De acordo com o diretor superintendente do IPD, Rodrigo Santos da Rocha Loures, este trabalho dá início à transformação social e econômica que tornará o Paraná referência nacional. “O Paraná, em relação aos Estados do sul do país tem os menores índices de desenvolvimento humano da região. Com este movimento, seremos pioneiros, daremos a volta por cima e vamos atingir os 8 Objetivos do Milênio até 2010”, afirma.

O principal objetivo é a conscientização da população em relação aos objetivos e a formação de uma rede voluntária comprometida com o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná. “Os Objetivos do Milênio são um roteiro para as empresas produzirem suas ações sociais. Queremos reverter a idéia de que responsabilidade social é apenas filantropia. As ações não se fazem apenas para a sociedade, mas com o auxílio dela”, diz a coordenadora do projeto, Maria Aparecida Zago.

A diretora de Saúde de Agudos do Sul, Delaci Guerreiro de Oliveira, acredita que conhecendo as realidades do município é possível prever o futuro e não cometer os mesmos erros. “Pudemos conhecer um pouco mais de cada um dos municípios que compõem nossa região. O próximo passo é partir para a concretização de tudo o que propomos”.

Próximos encontros – Dando continuidade à programação do Círculo Paranaense dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo, os próximos encontros acontecem na próxima quinta-feira (18) em São José dos Pinhais e Guarapuava.

About Author