Mercado internacional

Empresários paranaenses negociam com Venezuela

Empresários paranaenses negociam com Venezuela


Mais de 100 empresários paranaenses participaram das rodadas de negócios com empresários venezuelanos, realizadas nesta quarta-feira (19), no Centro de Eventos do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Cietep), em Curitiba. As rodadas fizeram parte do 2º Encontro Interregional pela Integração com o Paraná, que teve o Sistema Fiep como um dos organizadores.

O evento, que dura dois dias, foi aberto pelo presidente da Federação, Rodrigo da Rocha Loures. “Esta é uma data importante, porque um dos caminhos para proporcionar prosperidade é através da aliança estratégica entre governos e empresários”, disse, lembrando que a aproximação entre paranaenses e venezuelanos é muito oportuna, principalmente neste momento em que a Venezuela candidata-se a integrar o Mercosul. Os empresários paranaenses passaram a tarde em contato com cerca de 40 empresários venezuelanos, prospectando parcerias de acordos bilaterais.

O venezuelano Diego Betancourt, da Venefoil, empresa que fabrica embalagens plásticas para alimentos, acredita no intercâmbio entre os empresários paranaenses e venezuelanos. “Há grande possibilidade de exportamos nossos produtos para o Brasil. Os paranaenses demonstraram muito interesse em nossas embalagens”, disse. Segundo Betancourt, o diferencial de seus produtos é a caracterização de acordo com as necessidades de cada cliente e o padrão de qualidade, comparado aos produtos europeus.

Paulo de Oliveira, consultor de informática da Idaza, distribuidora de petróleo, busca o intercâmbio de tecnologias com as empresas venezuelanas. “Queremos mostrar nossos serviços de automação para os empresários e também conhecer o que eles têm a nos oferecer. Mas o principal intuito é exportarmos nossa tecnologia”, declarou, informando que esse é o primeiro contato da empresa com o mercado externo.

De acordo com o venezuelano Carlos Zambano, diretor da Protaining Equipment, empresa de equipamentos para treinamento físico e reabilitação, essa é uma ótima oportunidade para exportar para o Brasil. O empresário paranaense Albino Silva Tramujas, diretor da Cimbessul, empresa que está desenvolvendo um porto seco (estação aduaneira) em Foz do Iguaçu, busca mostrar seu empreendimento para o mercado externo e investidores venezuelanos. “Conversamos com o diretor do Banco Ex intercontinental e acreditamos que eles possam ser futuros parceiros em nosso empreendimento”, diz.



Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR