Institucional > FIEP

Paraná leva 1,5 mil kg de equipamentos para a Olimpíada do Conhecimento


Para atender a maior delegação paranaense na Olimpíada do Conhecimento, desde quando ela era conhecida como Torneio de Formação Profissional, o Sistema Fiep, através do Senai, preparou uma logística especial. Os alunos do Paraná vão participar da competição, que acontece de 6 a 14 de março, em Recipe.

No dia 24 sai de Curitiba um caminhão com todas as ferramentas e equipamentos necessários para as provas, de colher de pedreiro a computadores. São 15 armários de 60 cm de largura por 80 cm de altura para a ferramentaria e mais 5 caixas de 1 m3 com equipamentos pesados. No total, o caminhão vai levar uma carga de 1.500 kg.

O equipamento mais sofisticado é o braço mecânico (robô), que será usado na prova de Mecatrônica. “Não importa o grau de tecnologia, todos os equipamentos e as ferramentas que estamos transportando são fundamentais para que os alunos possam desempenhar bem as provas”, explica o coordenador regional da Olimpíada, Gilberto Baggio.
O material está previsto para chegar no dia 28, antes do prazo estabelecido pela organização geral. No dia 6 de março, os 34 alunos da delegação paranaense embarcam para Recife, usando um uniforme confeccionado especialmente para a Olimpíada. Eles vão testar os conhecimentos adquiridos nos cursos do Senai e aperfeiçoados em um treinamento intensivo desde a classificação na etapa estadual.

Na bagagem individual irão os equipamentos de proteção necessários para cada uma das 25 modalidades em que irão concorrer, geralmente óculos, protetor auricular, luvas e botas de segurança. O mais complicado e pesado de todos os equipamentos de proteção é o da solda, que exige uma roupa de raspa de couro bem grossa. O soldador usa capuz, avental e polaina, ficando inteiramente revestido de couro.

A abertura oficial da Olimpíada do Conhecimento será no dia 8. Cerca de 100 mil visitantes devem acompanhar a competição e os eventos paralelos. As provas acontecerão em quatro dias, de 9 a 12 de março, no Centro de Convenções de Pernambuco. No dia 13 será feita a avaliação dos competidores. A cerimônia de encerramento e premiação está marcada para o dia 14 de março.

About Author